Fotos: Reprodução / Divulgação

Chega de chupeta: confira dicas e livro infantil para ajudar nessa missão!

Compartilhe

Criado em 31/03/21

Tirar a chupeta da criança não é uma tarefa fácil, mas os pais podem adotar algumas estratégias. Uma delas é conversar com o pequeno para dar a chupeta aos personagens que eles mais amam. Funciona em alguns casos. Para ajudar a família neste processo, que exige coragem,  a escritora e publisher Maíra Lot Micales lançou o livro Careta pra chupeta!”, em parceria com o Grupo Editorial Edipro, com dicas e uma história para inspirar pais, mães e os filhos. A publicação já está disponível para venda na Amazon e custa R$39,90

O livro apresenta a história de um garoto, sua chupeta e as caretas da tia Julieta. Toda vez que o garoto coloca a chupeta na boca, alguém faz careta para ele. O garotinho teve a ideia de guardar todas as chupetas que ele encontrasse em uma caixinha. A obra é inspirada na vivência que a autora teve com sua mãe.  

Além da narrativa lúdica, o livro apresenta recomendações de como tirar a chupeta das crianças de forma gentil. O guia foi elaborado por Daniel Korytnicki, odontopediatra uruguaio, com mestrado e especialização em odontologia infantil nos Estados Unidos. De acordo com o especialista, o uso prolongado da chupeta pode acarretar em problemas dentários para as crianças.

Dicas para tirar a chupeta 

Crianças de até 1 ano:

  • Tirar todas as chupetas de uma só vez, até na hora de dormir. Depois desse processo, observar se a criança substitui o hábito por outro, como chupar o dedo.

Crianças de 1 a 2 anos:

  • Converse com a criança e leia livro infantis sobre como abandonar o hábito, de forma leve;
  • Diga para a criança que perdeu as chupetas e veja a reação dela;
  • Caso não consiga tirar as chupetas de uma só vez, defina tempos de uso;
  • Se a criança sentir dificuldades de se adaptar à falta da chupeta, demonstre afeto e apoio;
  • Seja firme na decisão.

Crianças acima de 2 anos:

  • Incentive a criança a dar as chupetas para personagens como o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa;
  • Tenha uma conversa com a criança para ela entender a importância de interromper o hábito;
  • Se a criança costuma pegar a chupeta quando está entediada ou agitada, sugira outras atividades para distraí-la;
  • Experimente usar uma calendário para contar os dias em que o pequeno não usou a chupeta e cole um adesivo. Quando completar uma semana ou um mês, dê um prêmio ao seu filho.

Careta pra chupeta!

1

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74