Foto: Divulgação/ Canva
Ler também pode ser sinônimo de diversão! E quando as crianças gostam da história, o mesmo livro pode ser lido várias vezes, e em cada momento uma experiência nova em família.
Aprendizados, superações e experiências singulares podem nascer para as crianças nesses momentos. União em família, o aprendizado de dividir os próprios livros com os colegas, brincadeiras e hábitos aprendidos como os primeiros passos na culinária, outras culturas, paisagem e muito mais experiências.
E para comemorar o Dia do Leitor, celebrado em 07 de janeiro, preparamos uma lista com algumas indicações de livros para você ler para o seu filho. Dá só uma olhada!
Leia mais: Combine as férias das crianças com a diversão e a imaginação dos livros do acervo do BlibliOn
Livro: A Menina Da Cabeca Quadrada Capa comum – 1 janeiro 2017
A história aborda de forma lúdica sobre os perigos do excesso de telas na infância.
1
Livro: Amoras
Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” Sérgio Vaz
2
Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
3
Este livro foi feito especialmente para você e para seu bebê, com muitas coisas para ver, tocar e sentir. Todas as atividades coloridas estimulam os sentidos do bebê e incentivam seu filho a interagir com a página. Conforme o bebê for crescendo, vocês encontrarão novas maneiras de explorar o livro juntos.
4
Ritoca tem uma história para contar, meio difícil de entender, muito difícil de falar. O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual ritoca e seus amigos conseguem escapar. “se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, ela logo reconhece. De maneira lúdica, o livro não me toca, seu boboca! mostra a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura. Um livro necessário, escrito cuidadosamente por andrea taubman e ilustrado pela talentosa thais linhares.
5
Turma da Mônica – O grande livro dos dinossauros e outros animais pré-históricos
Neste livro incrível, a turminha mais simpática do planeta e os leitores vão embarcar em uma aventura pra lá de instigante. Afinal, quem eram os dinossauros? Quando surgiram? Como viveram? Quem era o mais assustador? Quem sabia voar? E vão descobrir que vários deles viveram no Brasil. Cheio de fatos fascinantes, este é o guia ideal sobre o impressionante mundo dos dinossauros. Na companhia de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, a viagem será
Pontos de interesse: ainda mais divertida! Repleto de imagens para auxiliar na aprendizagem Fatos e curiosidades sobre os dinossauros e animais pré-históricos Material de referência e pesquisa
Temas abordados:
Dinossauros;
Animais;
Pré-históricos.
6
Da autora do best-seller Malala, a menina que queria ir para a escola, essa narrativa inspirada em histórias reais exalta os talentos e a importância das garotas afegãs nas artes, no esporte e na educação.
Em um reino distante, escondido nas profundezas de vales, lagos e desertos, a paz reinava até o dia em que dragões ferozes invadiram o céu e começaram uma guerra. Apenas os meninos foram convocados a lutar; às meninas, restou ficarem aprisionadas em casa.
7
Cabeçudo, Zinho, Bolão e Miúdo são pequenos dinossauros que estão em busca de diversão pela floresta. Antes de partirem para mais uma aventura, suas mães aconselham: “Cuidado com o GIGANTOSSAURO, ele é feroz e irado! Seus pés fazem TUM! Sua boca faz TCHUM! E aí, bem ligeiro, ele engole você por inteiro”! Será que os quatro amigos estarão atentos aos sinais de uma possível aproximação do GIGANTOSSAURO?
8
A história é simples, mas a sacada é das boas: imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! Daí dá para tirar diversos trocadilhos, criando frases e situações realmente hilárias. É um tal de não conseguir segurar o Pum, que é barulhento e atrapalha os adultos, que dizem que o Pum molhado, em dia de chuva, fica mais fedido ainda, o que faz o menino passar muita vergonha. Pobre Pum. E pobre dono do Pum! Mas não tem jeito, com o Pum é assim mesmo: simplesmente ninguém consegue evitar que ele escape e cause certos inconvenientes.
9
Esta coleção de banho traz livrinhos que apresentam simpáticos animaizinhos em textos curtinhos, leves e com ilustrações encantadoras, perfeitos para o bebê manusear e brincar, pois são supermacios e impermeáveis!
10
Livro infantil abre conversa sobre emoções com crianças
Raiva, conflito e amizade são temas abordados no livro
“O menino que se escondia”, de Marina Hadlich.
Para os pais o livro “O menino que se escondia” se torna uma ferramenta para o diálogo,
para iniciar uma conversa sobre emoções.
Para as crianças, uma história divertida que gera
identidade.
11
A estrelinha que virou gente conta a história de Stella, uma estrelinha que um dia resolveu vir para a Terra, e para isso, escolhe uma família para viver. A autora não esconde sua emoção ao contar de onde nasceu sua inspiração, já que sua neta também se chama Stella – Foi uma alegria homenagear a Stella com este livro. É tanto amor, que é claro que tinha de virar história.
12
Nos meus muiiiitos anos de vida, aprendi que pulgas gostam de lençóis, bainha das calças, dobrinhas, cantinhos, escurinhos… mas algumas gostam mesmo é de cutucar a parte atrás da orelha da gente. Cutucar , fazer cosquinha… e deixar a gente inquieta, com aquele comichão: o que é? O que foi? O que vai ser? Como? Por quê? Pra quê? Quando? – E vai por aí fora.
13
Uma menina tem medo da Escuridão. Quando chega a noite, vem a preocupação e a ansiedade: afinal, o que o escuro pode esconder?
O que ela nem imagina é que, do outro lado, a Escuridão também é uma menina ― cujo maior medo é a claridade, e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.
14
OS CAÇA-MONSTROS E O SEGREDO DA FORTALEZA reúne seis HQs num total de 160 páginas.
É uma história inspiradora para quem deseja ser um agente de mudanças e vislumbrar um mundo sem fronteiras.
A narrativa é cuidadosamente construída para estimular sentimentos e diálogos sobre temas importantes na atualidade, como fake-news, bullying, apagamento, discriminação, interesses que podem mudar as narrativas da história, diversidade de corpos e de pontos de vista. Nossos heróis enfrentam a força do que está escrito, percebem a força de acordos feitos com uma promessa verbal ou num simples aperto de mão. Eles experimentam depressão, positividade, devaneios, limites e possibilidades.
15
Ísis sentia a Saudade chegando, mas não conseguia compreender, de onde o sentimento vinha, como poderia descrever.
Até que criou coragem, e com a Saudade foi conversar. Deste lindo diálogo surgiram compreensões que seu coração logo iria abraçar.
Em uma prosa poética, Isis e a Saudade é um livro que caminha por este sentimento tão complexo e cheio de ambivalências que é a Saudade, trazendo acolhimento e identificação aos corações mais saudosos.
16
Em livro infantil, a bailarina Ingrid Silva fala sobre a importância de conviver com diferenças
Em A bailarina que pintava suas sapatilhas, Ingrid Silva traz um texto cheio de afeto e representatividade. Ela divide com os pequenos leitores sua história no balé, desde a infância no subúrbio carioca até sua experiência na Dance Theatre of Harlem, de Nova York, quando se torna mundialmente conhecida. Ingrid conta como enfrentou preconceitos raciais e sociais e inspira as crianças a se descobrirem através de sua trajetória.
A autora também explica o motivo de ter passado anos pintando suas sapatilhas na cor de sua pele: "As sapatilhas de balé foram criadas pensando apenas em pessoas de pele clara, por isso aquele tom rosinha. Para mim, tinha que ter o tom da minha pele. Assim, passei a pintar as sapatilhas de marrom, pois não encontrava um par dessa cor para comprar em lugar nenhum".
O livro conta ainda com um glossário e transmite valores importantes para as crianças, destacando o respeito à diversidade de pessoas de cores, corpos, gêneros e estaturas diferentes no mundo da dança ― e na sociedade. Além disso, incentiva-as a ser o que quiserem e a não desistirem de seus sonhos.
17
Luís e sua avó saem para passear todos os dias. Em um desses passeios, ele começa a questionar quantos cachorros existem no bairro em que mora, e, inspirado por sua avó, escreve para a prefeitura para saber se há um controle sobre os bichinhos. Quando recebe uma resposta negativa, Luís coloca seus sapatos mais confortáveis e decide sair, ele mesmo, perguntando de porta em porta. Luís espera que suas ações encorajem crianças como ele a não só conhecer todos os cachorros do seu bairro, mas também a entender a importância de serem bons cidadãos e de passear todos os dias.
18
Minhas mãos podem tocar, podem abraçar, podem mudar as coisas de lugar. Com minhas mãos, eu posso tudo! Perfeito para uma leitura acompanhada e cheia de afeto, o livro Minhas mãos tem ilustrações simples e delicadas, em combinação com o texto que guia e estimula o pequeno leitor a explorar o espaço ao seu redor.
19
Um livro interativo para as crianças soltarem a imaginação!
Jonas encontrou um dente-de-leão mágico e você tem que assoprar enquanto faz um pedido para enviá-lo a uma super aventura! Nesta jornada interativa e muito divertida, os pequenos leitores vão precisar ajudar Jonas a navegar por tempestades e a se defender de dragões cuspidores de fogo. Com ilustrações bastante ricas e coloridas feitas por Maya Tatsukawa, Dente-de-leão mágico de Darren Farrell é um livro perfeito para que as crianças conheçam o poder de soltar a imaginação.
20
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74