Júlia Lima Guimarães
Criado em 23/11/21
O quarto infantil organizado sob os preceitos do método Montessori requer conhecimento sobre o assunto no momento da escolha por esse estilo. Criada a partir da perspectiva educacional da médica e pedagoga italiana Maria Tecla Artemisia Montessori, a metodologia objetiva ajudar no desenvolvimento das crianças de forma integral.
Maria Montessori elaborou o método educativo com base na autonomia, na liberdade com limites e no respeito ao desenvolvimento natural das crianças. Atualmente seus conceitos são aplicados em diversas áreas, incluindo arquitetura e decoração, o que nos leva ao quarto montessoriano: um espaço com estímulos diferentes para estimular a criança a se desenvolver, experimentar sensações e se sentir livre.
Uma pesquisa publicada na Revista Vivências, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, confirma a metodologia Montessori como uma referência contemporânea para o planejamento de ambientes acolhedores e educativos para as crianças. O estudo considera que o método é humanizador, pois possibilita que os pequenos aprendam lições para toda a vida, “desenvolvendo sua autonomia e independência no processo de ensino e aprendizagem”.
Estudo realizado pela Organização Montessori do Brasil (OMB) encoraja as famílias a abrir espaços para as crianças em suas casas. O método Montessori prevê a criação de um ambiente que dê autonomia à criança, com móveis pequenos e na altura ideal, por exemplo, para que ela viva, brinque e aprenda, a partir de atividades feitas por ela mesma.
O método Montessori visa a compreender a natureza de cada pessoa para que, enquanto criança possa ser educada conforme o aprimoramento de suas habilidades. Necessidades e comportamentos específicos predominantes devem ser respeitados em cada fase do desenvolvimento.
A OMB destaca que a metodologia é baseada em seis pilares que devem ser trabalhados simultaneamente, mesmo quando aplicados em um quarto infantil. O cuidado é necessário para que as chances de alcançar um desenvolvimento completo aumentem.
A autoeducação é o ponto central, focado na capacidade de a criança aprender por si mesma, quando inserida em um ambiente adequado. Maria Montessori acreditava ainda na ideia de educação como ciência – segundo pilar do método –, estimulando a descoberta a partir de observações. O terceiro pilar é a educação cósmica, que busca despertar o interesse dos pequenos pelo mundo.
O quarto pilar considera como o ambiente bem preparado auxilia no aprendizado a partir de experiências físicas e psicológicas. O quinto pilar trata do adulto preparado, que também precisa estar disposto a se transformar a partir da convivência com as crianças. O último pilar é o da criança equilibrada e trabalha a importância de ofertar atividades diferentes conforme cada fase do desenvolvimento infantil.
No ambiente montessoriano, toda a decoração e a mobília são planejadas com foco no conceito de autoeducação. A criança é protagonista – não seus pais ou responsáveis – e desenvolve aprendizado por meio de seus intuitos. Para atingir tal objetivo, pode-se apostar em um quarto com diversidade de estímulos e texturas, que estimule a exploração do espaço.
É importante que o quarto da criança seja projetado para carregar suas personalidades e seus interesses do momento atual. Mesmo que a bagunça seja inevitável quando as crianças estão sozinhas, é necessário manter o espaço organizado. Uma forma é garantir que os objetos fiquem dispostos de maneira que a própria criança ajude a manter essa organização.
A cama infantil montessoriana é uma alternativa ao berço para facilitar a independência, desde que garanta a segurança. O móvel deve ser pequeno e próximo ao chão, para que a criança seja capaz de subir e descer sozinha. Alguns formatos lúdicos podem ser adotados, como a cama em formato de cabana.
Outra opção é montar uma parede funcional, com prateleiras na altura certa para guardar brinquedos, por exemplo. O papel de parede é uma dica de decoração para adotar diferentes tonalidades, estampas e texturas que estimulem a observação e criatividade da criança.
Na altura dos olhos, outros objetos podem compor o ambiente, como quadros, adesivos com desenhos de animais e livros infantis interativos.
Os brinquedos montessorianos têm função pedagógica e estimulam a descoberta do mundo por meio dos sentidos. Chocalhos de madeira, móbiles e brinquedos de montagem são alguns exemplos. O ideal é que a criança possa escolher quando brincar com cada um deles, por isso, vale mantê-los em um local apropriado e de conhecimento do pequeno.
Sobre Júlia Lima Guimarães :
É jornalista, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com experiência em redação, assessoria de comunicação e social media.
Site: https://www.linkedin.com/in/júlia-lima-guimarães-219185207
Sobre Júlia Lima Guimarães :
É jornalista, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com experiência em redação, assessoria de comunicação e social media.
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Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 23/11/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
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