Por Denise Oliveira

Criado em 24/01/23

Foto: Los Muertos Crew/Pexels

Leitura na infância! Qual o livro indicado para cada idade?

Compartilhe

Introduzir a leitura na vida das crianças é uma excelente forma de estimular a linguagem oral, a imaginação e a criatividade. Os médicos, inclusive, já recomendam a leitura como forma de promover o desenvolvimento integral infantil.

De acordo com a cartilha “Receite Um Livro”, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lançada em 2016, a leitura na infância traz inúmeros benefícios para a vida das crianças:

  • Fortalece o vínculo com familiares;
  • Desenvolve a atenção, concentração, o vocabulário, memória e o raciocínio;
  • Auxilia no desenvolvimento da empatia e ajuda as crianças a lidar com os sentimentos;
  • Ajuda a minimizar comportamentos de agressividade e hiperatividade;
  • Auxilia na boa qualidade do sono.

Leia Mais: Cantinho da leitura! Obras de Carlos Drummond de Andrade ganham novas edições para crianças

Mas qual o livro indicado para cada faixa etária? Para os pais que pretendem introduzir o hábito da leitura na rotina dos pequenos, é importante escolher um título adequado para a idade do filho.

Para ajudar os pais nessa escolha, o clube de leitura infantil Leiturinha indica o tipo de mais adequado para cada idade.

Até 3 anos

Os bebês recém-nascidos ainda não têm uma visão bem definida. Nesta fase, o interesse do bebê é aguçado por novas texturas, cores, sons e a voz da pessoa que conta a história.

Uma das formas é interagir com os pequenos na hora da leitura é imitar os sons e ver a reação deles.

Leia Mais: Dia do Leitor: sugestões de livros para você presentear seu filho

De 3 a 6 anos

Dos 3 aos 6 anos, as crianças pequenos, que estão em idade pré-escolar, começam a desenvolver a linguagem, que amplia-se a cada ano, até a etapa escrita, com a identificação do alfabeto e dos números.

Neste caso, a dica do clube Leiturinha é optar por livros infantis com narrativas que promovem reflexão e autoconhecimento. Histórias lúdicas que ensinam sobre valores, cotidiano e moral.

De 6 a 9 anos

Nesta etapa, a criançada começa a definir seus gostos e começam a se interessar pela origem das coisas. Neste caso, os pais podem explorar um mundo de possibilidades, com histórias sobre fatos do cotidiano.

Leia Mais: Viaje nas aventuras do livro Cocarzinho Amarelo, uma história sobre laços de amor na nossa floresta

A partir de 9 anos

Os quase pré-adolescentes, crianças de 9 e 10 anos, já começam a se interessar por temas mais complexos, com narrativas mais aprofundadas.

Desta forma, HQ’s que contam histórias de super-heróis ou livros de fantasia são ótimas sugestões de leitura para as crianças desta faixa etária.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 24/01/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74