compartilhe

Como ensinar tolerância às crianças e porque isso é tão importante nos dias de hoje

Por Josiane Olivo Arruda - Publicado em 10/04/19

Ensinar sobre tolerância às crianças é tão importante quanto desenvolver outras habilidades como o respeito e a empatia, por exemplo. Mesmo que seja difícil para os pequenos compreenderem o seu significado, o conceito de harmonia aplicado na vida cotidiana inclui respeitar o espaço do outro, conviver em grupo com equilíbrio e compreender opiniões contrárias às suas.

Para internalizar a importância da tolerância na vida em sociedade, é fundamental o exemplo dos pais. É essencial sempre manter o diálogo com os filhos sobre o assunto, explicando que a tolerância é baseada na compreensão do outro e, mesmo quando existe uma diferença de opinião, é possível continuar respeitando e até admirando a pessoa que tem ideias diversas.

Leia mais: Como educar os filhos na Era Digital?

Conscientizá-los acerca da necessidade da convivência em harmonia, respeitando opiniões e características diferentes, deve fazer parte da educação. Com esse aprendizado, a tendência é que as crianças pratiquem a tolerância com o próximo de maneira natural.

Desta forma, as pessoas que participam do cotidiano da criança acabam sendo referência de comportamento. Afinal, as crianças observam as atitudes de quem está próximo, por isso a maneira com que os pais agem reflete nas ações dos filhos, que tendem a reproduzir esses comportamentos diante de alguma circunstância.

Para exercitar a tolerância, é importante conviver com pessoas que têm opiniões diferentes.

Os pais podem incentivar as crianças a nutrirem curiosidade pelo outro, pelo que lhe é diferente e único. Acima de tudo, é essencial oferecer a oportunidade para os filhos refletirem sobre a importância de tratar todos com respeito, independentemente de suas concepções e leituras de mundo.

Sobre Josiane Olivo Arruda:
Orientadora pedagógica do Colégio Marista Frei Rogério
Quer receber mais artigos como esse? Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
Sobre Josiane Olivo Arruda:
Orientadora pedagógica do Colégio Marista Frei Rogério
Compartilhar:
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Abril de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Crédito das imagens: Divulgação/Colégio Marista Frei Rogério

Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!