Se nas gerações passadas a preocupação dos pais era o de fazer as crianças entrarem para casa e não ficarem tanto brincando na rua, agora a situação mudou: a preocupação é fazer elas saírem das telas.
Pensando nisso, o Coletivo baiano Chegança traz, pela primeira vez para São Paulo, o espetáculo “Histórias do Mundão” que fica até dia 04 de setembro, com apresentações aos sábados e domingos, no Teatro de Arena, às 16h.
Unindo contação de histórias, palhaçaria e musicalidade, “Histórias do Mundão” narra as memórias das irmãs Tina e Kekeu, duas heroínas que estão em busca do diferente. Cansadas de só olhar o mundão através das telinhas, elas embarcam em uma aventura pela magia da leitura.
A peça propõe refletir sobre o uso massivo dos eletrônicos no período da infância, tornando o cotidiano das crianças, em sua maioria, com pouco estímulo à imaginação.
“O espetáculo leva para a criançada um jeitinho gostoso e divertido de conhecer o mundo através da leitura”, comenta o grupo que foi indicado com o espetáculo “Histórias do Mundão” ao 28º Prêmio Braskem de Teatro, que elegeu os destaques do ano de 2021 do teatro baiano, nas categorias “Melhor espetáculo infanto juvenil” e “Melhor Direção.
A temporada faz parte da ocupação do coletivo no Teatro de Arena Eugênio Kusnet que inclui ações de fomento à arte, ao teatro, à literatura e à prática artístico-educacional, contribuindo para o fortalecimento da expressão artística e construção do pensamento crítico das crianças e jovens deste território.
O espetáculo é indicado para crianças a partir de 6 anos de idade e a contribuição é voluntária.
O Atelier Artístico Chegança é um coletivo de artes cênicas, fundado em 2018 pelas atrizes e produtoras Manu Santiago e Ana Tereza, em Salvador, na Bahia. O grupo tem desenvolvido sua pesquisa e prática inspiradas nas raízes culturais da literatura brasileira, dialogando com a dramaturgia infanto juvenil e adulta, explorando espaços alternativos de representação.
Utilizando a contação de histórias como interlocutora da palavra e da corporeidade, os novos contadores embarcam numa aventura brincante pelo universo da literatura, desenvolvendo sua expressividade, a imaginação, a aprendizagem e a consciência do “estar presente”.
Espetáculo "Histórias do Mundão"
Recomendado: a partir de 6 anos
Quando: Já foi
Horários: às 16h
Preços: pague quanto puder