Dra Ingrid Porto
Criado em 14/06/21
É tempo de nos prepararmos para a volta às aulas das crianças. Muitas são as preocupações nesse momento: a ansiedade das nossas crianças após um longo período dentro de casa, questionamentos sobre ser ou não o momento ideal para voltar, programação financeira para compra de materiais e uniforme, além do preparo de toda a família para retomar a rotina.
Entre todas essas preocupações não podemos deixar uma das principais de lado: a saúde ocular do seu filho está em dia? Há quanto tempo ele não passa por um check up oftalmológico? Lembrando que para crianças de até 2 anos essa avaliação deve ser semestral e após os 3 anos, anual.
Você sabia que a má qualidade de visão pode atrasar as fases da alfabetização e aprendizado das crianças e adolescentes? Muitas vezes o que pode parecer uma falta de interesse pela matéria ou falta de atenção nas aulas está relacionado com a dificuldade em enxergar o quadro ou cansaços durante a leitura.
Começo aqui lembrando a todos os papais e mamães que o check up oftalmológico está indicado a partir dos 6 meses de vida. A criança não precisa ser alfabetizada para conseguirmos avaliá-la. Dispomos de técnicas específicas para os pacientes pré verbais.
O exame oftalmológico tende a ser indolor e é composto pela avaliação da parte externa dos olhos e pupila, medidas de acuidade visual, motilidade ocular extrínseca, refração após a dilatação e fundoscopia. O que às vezes pode gerar um pequeno desconforto para as crianças são os colírios usados para a dilatação.
As principais doenças que detectamos no check up ocular infantil são:
É válido lembrar que vivenciamos tempos de pandemia onde as crianças passaram muito tempo dentro de casa em frente às telas. Essa exposição excessiva é prejudicial tanto do ponto de vista oftalmológico quanto do desenvolvimento infantil. Pela Sociedade Brasileira de Pediatra, não é recomendado que crianças de até 2 anos sejam expostas às telas. Em crianças entre 2 e 6 anos o recomendado é 1 hora por dia e para os acima de 6 anos, 2 horas por dia. Sabemos que com a pandemia extrapolamos muito dessa recomendação e por isso fica mais um alerta da importância de uma avaliação oftalmológica antes do retorno às aulas.
Por último, gostaria de pedir aos pais que prestem bastante atenção nas queixas de seus filhos. Reclamações como “não enxergo o quadro da escola“ ou “o professor precisou me mudar de lugar para eu enxergar a lousa“, dores de cabeça diárias após períodos de leitura, piscar em excesso e falta de interesse nos estudos podem estar muito relacionados a transtornos visuais.
Marque uma avaliação oftalmológica para seu filho e tire todas as suas dúvidas!
Sobre Dra Ingrid Porto:
Formada em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes em 2014. Residência em oftalmologia pelo conselho Brasileiro de Oftalmologia no Hospital CEMA em fevereiro/2020. Fellowship em estrabismo e oftalmologia pelo Hospital CEMA.
Site: https://www.coi.net.br/
Sobre Dra Ingrid Porto:
Formada em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes em 2014. Residência em oftalmologia pelo conselho Brasileiro de Oftalmologia no Hospital CEMA em fevereiro/2020. Fellowship em estrabismo e oftalmologia pelo Hospital CEMA.
Site: https://www.coi.net.br/
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/06/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74