Pra quem gosta de passeios mais tranquilos, para relaxar, ler um livro, fazer sua rotina de yoga ou até mesmo encontrar familiares e amigos para atividades como danças e brincadeiras, uma opção que certamente deve constar no seu guia de roteiros é o Centro Cultural Vila Itororó, uma área de lazer dentro de um conjunto remanescente de edificações dos anos 1920 que está em restauração.
Apesar de soar de forma curiosa um centro de lazer e cultura em um espaço antigo que passa por restauração, essa é justamente uma das premissas da vila: aprimorar um local de tombado e de patrimônio público, permitindo que ele de fato seja aberto ao público, mesmo durante a fase de reformas e melhorias.
Inicialmente utilizada como residencial, a Vila Itororó foi tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais a partir de 2013. Atualmente o espaço é utilizado para atividades sociais, experimentações artísticas, ensaios, apresentações culturais, ou até mesmo como um local apenas para encontros com amigos, familiares ou pessoas de interesses em comum.
A estrutura do local é formada por um galpão onde é possível a realização das atividades com os visitantes e, ao mesmo tempo, permite a visão para o canteiro de obras de reforma. Bem como a uma visão panorâmica da vila.
O centro cultural também oferece a visitação ao Pátio de Casas da Vila, ajudando a conhecer muitas histórias que compõem a vila. Nessas visitas o público, incluindo as crianças, claro, é estimulado a imaginar, debater e tomar parte nas discussões sobre os usos futuros da vila, de modo que o sentido da preservação de um patrimônio público seja apropriado coletivamente.
O Centro Cultural Vila Itororó fica aberto de terça a domingo das 10h às 19h. Tanto o acesso ao galpão, quanto a visita ao Pátio de Casas da Vila são gratuitos para pessoas de todas as idades.
Centro Cultural Vila Itororó
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: De terça a domingo das 10h às 19h
Preços: Gratuito