Hoje tem

Gratuito

Atração fixa

Fotos: Reprodução / Divulgação

#CCBBemCasa com exposições, música, teatro e atividades educativas; confira a programação online do CCBB

Compartilhe

Da Redação

Criado em 14/04/20

Nesse período de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus, a programação online dos Centros Culturais do Banco do Brasil está repleta de atrações. Visitas guiadas, detalhes das exposições, peças teatrais, shows que aconteceriam no teatro, podem ser acompanhados nas redes sociais do CCBB, também é possível conferir o Programa CCBB Educativo, que disponibiliza mais de 100 atividades educativas em site específico.

Confira todas as atrações online disponíveis do #CCBBemCASA:

 

Exposições:

  • Egito Antigo: do cotidiano à eternidade: não conseguiu apreciar a exposição inédita sobre o Egito Antigo? A boa notícia é que tem todos os detalhes online dessa exposição de grande sucesso. Considerada uma das mais importantes civilizações da história da humanidade, na exposição é apresentado um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, a seleção de obras para o CCBB reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. Com curadoria de Paolo Marini e Pieter Tjabbes, no Catálogo digital encontra-se o material oficial da exposição, onde é possível entender de forma aprofundada os aspectos da civilização egípcia apresentados na exposição e como eles se relacionam, para acessar clique aqui!

 

  • Webinar com Pieter Tjabbes, curador da exposição: formado em História da Arte, Tjabbes conduziu webinar inédito aberto ao público em que explica aspectos de montagem da mostra, curiosidades dos bastidores e elenca os destaques entre as 140 obras vindas diretamente do Museo Egizio de Turim, na Itália – segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo, para assistir no Youtube, clique aqui!

 

  • Exposições em libras, com audioguia e audiodescrição no Musea: tendo a integração de todos os públicos como objetivo, conteúdos das exposições estão disponíveis com recursos de acessibilidade para quem deseja conhecer detalhes das mostras, para acessar o Musea, clique aqui!

 

  • Ivan Serpa – A Expressão do Concreto: retrospectiva completa sobre a vida e o legado do artista carioca, referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Por meio de obras oriundas de diversas coleções, são mostradas várias fases do pintor e sua multiplicidade estética e técnica, com importantes pinturas do período concretista, peças de caráter expressionista, da fase Negra, em que o artista preferia denominar Crepuscular, obras das fases Op-erótica, Amazônica e Mangueira, terminando com a fase Geomântica, que revelam um aspecto místico do pintor. Curadoria: Hélio Márcio Dias Ferreira e Marcus de Lontra Costa, para visitar à exposição, clique aqui!

 

  • Björk digital: uma experiência de música e realidade virtual inspirada no álbum Vulnicura, da artista islandesa. Além dos conteúdos em tecnologia imersiva, a mostra contempla um cinema com os clipes mais icônicos de Björk, e no espaço Biophilia é possível experimentar o projeto educativo de produção musical criado pela artista. Björk Digital é uma concepção de Björk e James Merry, para baixar o catálogo da exposição, clique aqui! Assista aos vídeos clipes que inspiraram cada obra:

 

  • Chiharu Shiota – Linhas da Vida: revisita a trajetória da artista japonesa, apresentando mais de 70 obras organizadas em cinco núcleos temáticos. Com gravuras, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo performances e instalações, a exposição traça um panorama do trabalho da artista, desde o princípio de sua carreira, em 1994, até os dias atuais. O tour virtual a exposição é dividido em postagens com frequência semanal nas redes sociais, a série inclui vídeos de making off e falas da curadora da exposição, Tereza de Arruda, em material inédito. Além das publicações, o aplicativo “Chiharu Shiota: Linhas da Vida” apresenta conteúdo exclusivo, com fotos e vídeos das obras, além de possuir recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em libras. O aplicativo está disponível na Google Play Store ou na Apple Store.

 

  • VAIVÉM: a exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil. Com curadoria de Raphael Fonseca, a mostra reúne cerca de 340 obras de coleções públicas e privadas, algumas especialmente criadas para o projeto. Para baixar o catálogo da exposição, clique aqui, e para conferir de “O Tempo” sobre a mostra, acesse aqui!

 

Música:

  • Guinga e as vozes femininas – Shows inéditos: a série musical celebra os 70 anos de vida do músico e compositor Guinga, não só um dos mais importantes violonistas da história da música brasileira, como também um  dos compositores mais singulares de todos os tempos. O artista se apresenta ao lado de vozes femininas de diferentes gerações e com grandes violonistas da nova geração, confira os shows:
    • Guinga + Leila Pinheiro. Violão: Marcus Tardelli, clique aqui!
    • Guinga + Anna Paes. Violão: Thiago Amud, clique aqui!
    • Diálogos com a programação – Guinga conversa com o público sobre o universo musical e a música em geral, para conferir o bate papo, clique aqui!

 

Teatro:

  • Billdog 2: uma história instigante e divertida que brinca com referências de HQ, dos filmes Noir e de ação. Nela, o ator Gustavo Rodrigues interpreta 46 personagens, acompanhado  do eletrizante som ao vivo de Tauã, é uma trama policial que evoca a cultura pop. Texto e concepção: Joe Bone; direção: Gustavo Rodrigues e Joe Bone; supervisão artística: Guilherme Leme Garcia; elenco: Gustavo Rodrigues (ator) e Tauã de Lorena (músico). Para assistir, clique aqui!

 

  • Tatá, O Travesseiro: Lipe é um menino que tem como melhor amigo o seu travesseiro Tatá, eles formam uma dupla inseparável até que, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos. O garoto empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer os seus medos, os quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver. Texto e dramaturgia: Andréa Batitucci, Gustavo Bicalho e Patrícia Von Studnitz; direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves; elenco: Alexandre Scaldini, Edeilton Medeiros, Lívia Guedes, Marcio Nascimento, Marise Nogueira e Tatá Oliveira; concepção, criação e confecção de bonecos, sombras e adereços: Bruno Dante. Para assistir, clique aqui!

 

  • A Valsa de Lili: isolamento, embora triste em primeiro momento, não deve ser uma situação de angústia, pode ser um lugar de autoconhecimento e aprendizado sobre as condições humanas. Um assunto que confronta parte dos brasileiros em tempos de quarentena, também é o que permeia a comovente narrativa da peça “A Valsa de Lili“, que foi apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília em março. A peça é inspirada no livro autobiográfico ‘Pulmão de Aço’, de Eliana Zagui (a Lili da vida real). A personagem única, fisicamente paralisada, mas intelectual e emocionalmente livre, sobrevive em condições adversas, sem perder o humor e o amor, a metáfora perfeita para os dias difíceis que vivemos, completa o autor Aimar Labaki. No dia 28 de março foi promovido bate-papo online abordando os temas de liberdade e isolamento, tendo como ponto de partida o espetáculo “A Valsa de Lili”, a íntegra desta conversa pode ser conferida no Youtube, clicando aqui, e cenas do espetáculos podem ser vistas aqui!

 

  • A Hora da Estrela: Macabéa é vista pela sociedade como uma mulher sem atrativos, que se contenta em ganhar menos de um salário, dividir um quarto com quatro pessoas, sofrer com um chefe rigoroso e não atrair a atenção de ninguém. Confira as músicas no spotify, clicando aqui! Para conferir o bate papo, A Música que conta a História, com participação de Chico César, Cláudia Ventura, Laila GarinMarcelo Caldi, clique aqui!

 

Cinema:

  • Fellini il Maestro: a mostra de cinema “Fellini, il Maestro” homenageia os 100 anos de nascimento do grande cineasta, celebrado em 20 de janeiro de 2020. A mostra comemorativa passou pelos CCBBs Rio de Janeiro e São Paulo no início do ano e seria exibida em Brasília entre março e abril. Com curadoria de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, conta com 24 títulos, incluindo a obra de estreia de Fellini, “Mulheres e Luzes”, de 1950, codirigido por Alberto Lattuada, indo até o último filme do mestre, “A Voz da Lua”, de 1990. Integra a mostra um excelente livro-catálogo, com mais de 400 páginas, onde constam filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios escritos por grandes nomes do cinema, com destaque para o  o capítulo de abertura: “Glauber Fellini”, escrito por Glauber Rocha, o catálogo pode ser acessado digitalmente aqui!

 

  • Mostra Scorcese: entre 2019, foi apresentado nos cinemas dos CCBBs Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, a mostra “Scorsese”, que apresentou uma retrospectiva cinematográfica de um dos nomes mais importantes e influentes do cinema ainda em atividade. Foram exibidos mais de 30 filmes dirigidos e/ou produzidos porMartin Scorsese, desde o primeiro, lançado em 1960, até os trabalhos mais recentes. Além dos filmes, a mostra promoveu o curso “Scorsese: um homem de cinema”, com três aulas ministradas pela jornalista e crítica de cinema Cecília Barroso. Com vasto conhecimento sobre cinema, Cecília Barroso é criadora do site Cenas de Cinema, onde ainda escreve, e faz parte do conselho editorial da revista Lume Scope. Redigiu artigos para a série de livros “100 filmes essenciais”, além de “Trajetória crítica do cinema brasileiro” e “Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018”. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE). O curso é dividido em três aulas e pode ser acessado: AULA 01, AULA 02 e AULA 03.

 

Projeto educativo:

  •  Programa CCBB Educativo – Mais de 100 atividades de Arte e Educação: o Programa CCBB Educativo preparou gratuitamente, de modo online, mais de 100 relatos, arquivos, vídeos e dispositivos de atividades realizadas e presentes nas exposições, entre 2018 e 2020, direcionados para todos os públicos, especialmente alunos, professores e comunidade escolar, para acessar clique: ccbbeducativo.com/archive

 

Passeio virtual aos CCBBs no Google Arts & Culture: 

 

Redes Sociais: 

Passeio: #CCBBemCasa

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Preços: Gratuito

Passeio: #CCBBemCasa

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Preços: Gratuito

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/04/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74