A Casa das Rosas, projetada pelo renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, foi construída em 1935 na Avenida Paulista e serviu como residência dos herdeiros até os anos 1980.
Em meio ao crescimento urbano e ameaças de demolição, o casarão foi preservado e transformado em espaço cultural em 1991, como parte do centenário da avenida.
Hoje, a Casa das Rosas se destaca como um centro de poesia e literatura, oferecendo cursos, oficinas, debates, e apresentações, com foco na democratização da cultura e preservação do patrimônio.
O espaço também serve como um museu dedicado à obra de Haroldo de Campos e à promoção da literatura, atraindo anualmente cerca de 190 mil visitantes. A missão da Casa é promover o conhecimento literário, preservar o patrimônio cultural e incentivar a criação artística.

Créditos: Casa das Rosas
Os museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciados pela Organização Social Poiesis, apresentam uma programação diversificada e gratuita que celebra as férias de janeiro e o aniversário de 471 anos de São Paulo. As atividades incluem música, arte, saraus, passeios e experiências culturais para públicos de todas as idades.
A Casa das Rosas funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30. O local também conta com um jardim , que está aberto de segunda-feira a domingo, das 7h às 22h.
A Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
Casa das Rosas
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: Jardim das 7h às 22h e Museu das 10h às 18h
Preços: Gratuito