Em tempos de pandemia do COVID-19 e de quarentena, nada melhor do que notícias que nos permitam espairecer um pouco, né?! Pois bem, está confirmado que o complexo Cidade Matarazzo vai abrigar a Casa Bradesco da Criatividade. Obras devem ser concluídas em 2021, e o espaço total conta com cerca de trinta mil metros quadrados, o que o torna uma das maiores áreas culturais e expositivas de São Paulo.
A Casa vai ocupar uma construção de três andares no quarteirão onde funcionava o antigo Complexo Hospital Matarazzo, formado por um conjunto de três edifícios históricos (o Hospital Umberto I, a Capela Santa Luzia e a Maternidade Condessa Filomena), todos eles tombadas pelo Patrimônio Histórico.
A localização privilegiada é formada pelo seguinte quadrilátero: Alameda Rio Claro, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Itapeva e Rua Pamplona, tudo isso a apenas uma quadra de distância da Avenida Paulista.
O novo projeto é do arquiteto francês Rudy Ricciotti, profissional premiado com o famoso Colored Concrete Works Award 2017.
O que vai ter pras crianças?
A ideia é simples: transformar todo o espaço do casarão. Vai ter teatro, casa de shows, espaço para aulas de gastronomia e cursos livres, além, é claro, de um ambiente imersivo e moderno, onde imagens de obras de arte possam ser projetadas em altíssima definição.
Para as crianças haverá uma área de 253 metros, a do Creative Kids Lab Bradesco. A ideia é que os pequenos deixem um pouco de lado os videogames e compartilhem o espaço com outras crianças. Para esse “laboratório de criatividade infantil” foram projetados oito programas, que incluem desde preservação ecológica até o ensino de artesanato de várias regiões do país.
Ah, no entorno ainda há mais de 10 mil árvores, e haverá projetos para atrair 650 diferentes espécies de borboletas, já que a região passou por uma drástica redução desse número de animais.
O que mais vai rolar por lá?
Também fará parte do complexo o espaço de arte contemporânea Bradesco Aqui, atualmente coordenado pelo curador Marcello Dantas, nome que já esteve envolvido com projetos da Japan House e do Museu da Língua Portuguesa.
O espaço ainda deverá contar com uma seção chamada Bradesco Sala 22. Sabe em homenagem a quê? À Semana de Arte Moderna de 1922. Bacana, né?!
A Casa será o mais democrático possível, reservando poltronas a preços diferenciados de acordo com o evento apresentado, seja uma aula de filosofia, uma conferência ou mesmo um espetáculo de multimídia.
A previsão de inauguração é para setembro do ano que vem. O projeto tem como evento inaugural uma exposição de Anish Kapoor, artista de origem indiana.
Dá só uma olhadinha no overview da construção:
E abaixo, dá uma olhada no andamento das obras em torno do complexo cultural:
Casa Bradesco da Criatividade
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana - Atração fixa
Preços: Haverá propostas de democratização do acesso para todos os eventos.