Fotos: Reprodução / Divulgação
Para comemorar a chegada do Carnaval, a Caixa Cultural SP preparou uma programação especial entre os dias 4 a 28 de fevereiro com diversas oficinas educativas por meio do programa Caixa Gente Arteira. As atrações são gratuitas e buscam também promover a inclusão social de deficientes auditivos e visuais por meio de atividades sensoriais. Confira abaixo a programação completa com as datas e horários das oficinas:
___________________________________________________________________
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
“Libras de arruar” – 5 de fevereiro, quarta, às 14h30
O público que circula pelos arredores da CAIXA Cultural será convidado a vivenciar rápidas experiências em Libras e a conhecer mais sobre a cultura surda e o contexto histórico e cultural do centro de São Paulo. E os educadores vão também ensinar aos participantes a soletrar o próprio nome e a fazer saudações básicas. A atividade é indicada para crianças a partir de 7 anos e a duração é de 1h.
“Visita sensibilizadora” – 4 e 14 de fevereiro, terça e sexta, às 14h30
A visita oferece experiências sensoriais aos visitantes por meio de elementos que marcaram a década de 1930 em São Paulo. O objetivo é que todos possam vivenciar experiências sensibilizadoras que irão ativar seus sentidos por meio de sons, cheiros e toques, provocando assim uma reflexão sobre o acervo de memórias do Museu e a paisagem onde ele está inserido. A atividade é indicada para crianças a partir de 7 anos, deficientes visuais e interessados em geral. A duração é de 1h e as vagas são limitadas a 25 pessoas.
“Contação de histórias Libras-Português” – 11 de fevereiro, terça, às 14h30
A oficina tem como objetivo integrar o público ouvinte e surdo por meio da contação de histórias. Durante a atividade, os educadores vão narrar a história com uso de adereços e objetos cênicos relacionados com a temática e apresentarão a história com sinais da Libras. A atração é indicada para maiores 5 anos e a duração é de 1h30. As vagas são limitadas a 30 participantes.
“Carnaval é diversidade” – 15 de fevereiro, sábado, às 14h30
Durante a atividade os participantes vão dialogar entre os adereços, danças e ritmos musicais responsáveis por ilustrar cada folia no Brasil, como o axé, frevo, carimbó e samba. A atração possui 4h de duração e as vagas são limitadas a 30 pessoas. A classificação é livre.
“Mapas Mentais nas Escolas” – 15 de fevereiro, sábado, às 9h30
Os participantes serão sensibilizados e capacitados a utilizar a ferramenta de mapa mental como uma poderosa técnica para planejar cursos/matérias/aulas. A oficina trabalha com os dois lados do cérebro ajudando educadores e estudantes a aprender mais rápido e em menos tempo. A atração possui 4h de duração e a classificação é livre. As vagas são limitadas a 30 pessoas.
“Confecção e Manipulação de Mamulengos” – 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, terça a sexta, às 9h30 e 14h30 (no dia 18 de fevereiro apenas às 09h30)
A garotada aprenderá a confeccionar e a manipular bonecos de Mamulengos com a arte-educadora Cleidione Morais. Os mamulengos são um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, notadamente do estado de Pernambuco. A atividade é indicada para crianças maiores de 4 anos com limite de 30 vagas. A duração é de 2h.
“Carnaval na CAIXA – da história a confecção de adereços” – 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, sábado a terça, às 9h30 e 14h30
O público será convidado para uma experiência lúdica e prática ministrada por Inayara Silva, em que a imaginação será explorada, trazendo o público para dentro dos contos de Carnaval. Em seguida, todos darão vida aos personagens, confeccionando suas fantasias, máscaras e outros adereços utilizando os materiais disponíveis ao som de marchinhas. A atividade é voltada para crianças maiores de 4 anos com limite de 30 vagas e duração de 2h.
“É brincando que se inclui” – 28 de fevereiro, sexta, às 14h30
A atividade promove situações que contribuem para um olhar mais empático no momento em que o indivíduo está construindo sua percepção sobre o mundo. Conduzida de forma lúdica e divertida e utilizando a literatura como apoio, a atração tem como objetivo abordar com as crianças as dificuldades causadas pelas deficiências, assim como a importância da inclusão delas na sociedade. A oficina é indicada para deficientes visuais, auditivos e intelectuais. As vagas são limitadas a 25 pessoas e a duração é de 2h.
Os melhores passeios no seu e-mail! Cadastre-se!Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: de acordo com a atração
Preços: Gratuito
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Sé - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3321-4400
site: ter.li/caixaculturalsp
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: de acordo com a atração
Preços: Gratuito
Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Sé - São Paulo - como chegar
Telefone: (11) 3321-4400
site: ter.li/caixaculturalsp
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Hoje tem
28/03 a 30/09
Hoje tem
14/04 a 20/12
20/09, 11/10
13/09
É amanhã
Gratuito
16/08 a 27/10
13/09
26/10
03/12 a 07/12
Gratuito
20/09 a 21/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/01/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74