Por Daya Lima

Criado em 10/05/22

Fotos: Reprodução / Divulgação

Campanha Maio Amarelo: acidentes de trânsito causam a morte de mais de 3 mil crianças por ano

Compartilhe

O Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Isso porque, esses acidentes são a principal causa de morte de crianças de 01 a 14 anos no Brasil, sendo mais de 3.300 meninas e meninos vítimas fatais por esse motivo e outras 112 mil internadas em estado grave.

Leia mais: Nova lei de trânsito: veja as regras para o transporte de crianças em carros e motos

Principal objetivo do Maio Amarelo

De modo geral, o objetivo do Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Por conta disso, nasceram ONGs como a Criança Segura, que trabalha para alertar a sociedade sobre a importância do assunto.

Ao todo, a ONG forma educadores, profissionais de saúde e toda sociedade civil com o conhecimento sobre a prevenção dos acidentes, além de realizar pesquisas e análises sobre o tema para pautar a imprensa e levar a discussão ao âmbito político.

“Fazemos com que medidas sejam tomadas pelos responsáveis por criar mecanismos de proteção a fim de preservar as vidas de filhos, netos e sobrinhos de milhares de famílias brasileiras.”  

Em todo o mundo, 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, o que é considerado uma epidemia global, segundo a Safe Kids Worldwide.

Entretanto, apesar de muito comuns na infância e de o senso comum tratá-los como algo inevitável, 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção.”

Estratégias de segurança no trânsito para as crianças

De acordo com a legislação brasileira, até os 10 anos de idade as crianças devem ser transportadas no banco traseiro do veículo automotivo, usando cinto de segurança.

E, até os sete anos e meio elas precisam usar um dispositivo de retenção veicular (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação), responsáveis por reduzir em até 71% a chance de morte de uma criança em caso de acidente de trânsito.

No carro

  • Nunca saia de carro com crianças sem usar o bebê conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação. Esteja sempre atento, pois muitas colisões acontecem próximas à área de destino e origem ou em ruas com baixo limite de velocidade;
  • Só use bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação com o selo do Inmetro ou a certificação americana ou europeia;
  • Siga sempre o manual de instrução dos dispositivos de retenção veicular, certifique-se que eles são apropriados a idade da criança e que se adaptem adequadamente ao seu veículo;
  • O cinto de segurança é projetado para pessoas com no mínimo 1,45m de altura. Se a criança ainda não atingiu essa altura, ela precisa usar o assento de elevação para evitar que se machuque gravemente em caso de acidente,
  • O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança quando essa estiver sentada no banco da frente. Por isso, se for transportar uma criança em camionete, desative esse dispositivo.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 10/05/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74