A companhia de brinquedos Mattel anunciou nesta terça, 25 de abril, o lançamento da primeira boneca Barbie com síndrome de Down, nova integrante da linha Fashionistas 2023. Segundo a empresa, a iniciativa visa promover a diversidade e fazer com que a personagem possa refletir o mundo ao seu redor.
Sua confecção foi feita com a colaboração da National Down Syndrome Society (NDSS), responsável por capacitar indivíduos com síndrome de Down e suas famílias através do fornecimento de recursos, engajamento de comunidades locais e promoção de mudanças nas políticas.
Ao longo do processo, a NDSS contribuiu com orientações para que o produto fosse feito com precisão e retratasse de forma real uma pessoa portadora de trissomia 21.
O design da boneca conta com borboletas nos vestidos, feitos nas cores azul e amarela. Esses elementos são simbólicos na associação à síndrome de Down.
Fisicamente, a boneca possui um corpo mais curto e um torso mais longo. Além disso, tem uma face mais arredondada, orelhas menores, um nariz considerado mais plano e olhos ligeiramente oblíquos.
Com informações da Mattel