Anota aí na agenda! Dia 04 de junho, sábado, acontece a edição de 2022 do encontro Boca do Céu, um evento focado no trabalho dos contadores de histórias.
Neste ano, o evento traz uma programação múltipla envolvendo atividades com oficinas e intervenções focando na importância de Portugal e dos povos africanos na nossa língua e formas de expressão.
O evento é gratuito, acontece na Oficina Cultural Oswald De Andrade, começa às 8h30 e as atividades infantis não precisam de inscrição prévia.
Seu objetivo é abordar as origens das narrativas brasileiras, situando-se em determinados espaços culturais do país, além de difundir o repertório cultural dos contadores de história.
Ao todo, são diversas oficinas sobre tradições brasileiras, além de palestras e narração de histórias. Crianças, adultos, educadores e mediadores culturais podem participar do fórum. Confira a programação completa abaixo.
Essa atividade vai estimular as crianças a entender a brincadeira e o processo de brincar e se divertir como arte, música e também uma forma como elas se comunicam e se expressam, assim como a língua.
Com mediação de professores, a atividade usa as brincadeiras brasileiras para mostrar que todos podem dançar, pelo ritmo e pela música, desenhando com os pés, o espaço com a mesma pulsação do corpo, onde cada um pode encontrar brincadeiras cantadas e dançadas.
Como num grande quintal, ou rua, crianças e famílias são chamadas para brincar juntas, praticando um repertório variado de músicas e brincadeiras da tradição brasileira, que trazem referências da cultura ibérica
Essa roda de conversa e de histórias fala sobre a passagem do tempo: a flor antes do fruto, o cheiro e o sabor, a travessia de pássaros e o encontro de amor. Com brincadeiras, sonoridades as histórias da tradição oral atravessam os tempos e chegam novas em folha para toda gente!
Aborda clássicos da literatura universal sobre o viés da inclusão, não apenas na forma, através da Libras, como oferecendo versões peculiares de famosas histórias do repertório grego.
A plateia de crianças é convidada a interagir durante as apresentações, principalmente em momentos de aprendizado em relação a Libras. O
Projeto pretende trabalhar para a inclusão, fazendo com que crianças surdas e ouvintes vivenciem a mesma experiência juntas, sem a necessidade de uma tradução.
Outro ganho do projeto é fazer com que a Libras se difunda entre crianças e educadores ouvintes, ensinando alguns sinais e questionando a relação com pessoas surdas.
Conduzido pelos contadores mirins da Oca Escola Cultural, este momento do Boca do Céu trará histórias de meninas que sabiam cantar, brincar, contar e sabiam também comandar o mundo.
Boca do Céu 2022
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: variam de acordo com as atrações
Preços: Gratuito