Por Raffaela Schmitz
Criado em 08/02/23
Fotos: Reprodução / Divulgação
A temporada de verão em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, marcou o início da aplicação da taxa ambiental, uma iniciativa da Prefeitura que visa compensar os impactos causados pelo crescente fluxo de visitantes na cidade.
Por ser uma região de praias e paisagens naturais, o município tem sofrido com um problema crônico de excesso de lixo em períodos de alta demanda de turismo, que acontece em feriados e nas férias. Leia a matéria e entenda como fazer para pagar a taxa de Ubatuba!
Partiu praia? Quais as melhores e mais limpas praias do litoral de São Paulo para visitar com crianças?
As taxas são obrigatórias para quem permanece na cidade por mais de 4 horas e os valores cobrados variam conforme o veículo. Confira os preços das tarifas:
➡️Os valores são por diária.
São isentos do pagamento da taxa os veículos com placas de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Paraty, Cunha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, e os veículos que entrarem no município com o objetivo de passagem rápida, ou seja, inferior a 04 horas.
Além disso, ambulâncias, veículos oficiais, carros fúnebres, carros fortes, prestadores de serviços do comércio local, automóveis de serviços de eletricidade, telefonia, saneamento básico e transporte coletivo também possuem isenção.
Litoral Norte: Museu da Vida Marinha é opção de visitação com programação especial para as férias
De acordo com a prefeitura, um sistema de leitura eletrônica de placas já foi instalado nas entradas da cidade. O pagamento da tarifa poderá ser feito automaticamente no pedágio caso o veículo tenha TAG, presencialmente na sede Eco Ubatuba, nos postos da Lagoinha, no Saco da Ribeiro, na Rodovia Oswaldo Cruz ou pelo site utilizando cartão de crédito ou emissão de boleto bancário.
Os visitantes terão 30 dias, contando a partir da saída da cidade para efetuar o pagamento. Caso não seja pago, a pessoa será inscrita na dívida ativa do município e estará sujeita a cobrança de juros e multas.
Ainda pode ter o nome protestado no cartório e inscrição nos órgãos de proteção ao crédito.
A Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba informou que a arrecadação com a taxa ambiental será direcionada para a preservação e conservação de praias, da mata atlântica e da biodiversidade local. Além disso, estão previstas medidas para a recuperação de rios e orlas, contribuindo para a manutenção do ecossistema. Para mais informações acesse o Eco Ubatuba.
Quer saber mais dicas de passeios para fazer com as crianças por São Paulo e pelo Brasil? Então fique ligado no nosso portal e acompanhe as principais novidades com descontos únicos e condições especiais!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/02/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74