Por Laércio Junior
Criado em 19/05/23
Foto: Divulgação/Sesc Belenzinho
Até o dia 30 de maio, o Senado Federal decidirá se aprova o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que contém dois artigos, 11 e 12, onde há a proposta de repassar o valor de 5% de da arrecadação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com o objetivo de promover o turismo do Brasil.
Segundo o artigos 11 e 12 inclusos no PLV nº 09/2023, “caberá à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) o valor equivalente a 5% (cinco por cento) das importâncias arrecadadas para o Serviço Social do Comércio para custeio e promoção internacional do turismo no Brasil”.
Anteriormente, o PLV nº 09/2023, foi aprovado na Câmara dos Deputados. A votação no Senado estava prevista para ocorrer na última terça-feira, 17 de maio, porém a pauta foi retirada.
Em comunicado oficial via redes sociais, a Embratur argumenta que o valor será usado para promover o Brasil, fortalecer o turismo, gerar emprego e renda, além de beneficiar os trabalhadores, principalmente os comerciantes.
A entidade pondera que a proposta foi elaborada em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas e a escolha pelo Sesc e Senac se deu por conta de que o recurso é do setor que se beneficia com a atuação da Embratur.
Ao todo são 359 atividades de serviço e comércio que lucram com o turismo, segundo divulga a Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo.
O serviço social autônomo do Ministério do Turismo do Brasil garante que, caso a proposta não seja aprovada, a Embratur ficará sem orçamento para investir na atração de turistas estrangeiros e irá parar totalmente suas ações de promoção.
Leia mais: Filhote de zebra nasce no Brasil e já está encantado todas as famílias
Através de nota, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) alegam que a redução do orçamento pode acarretar o encerramento das atividades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras.
Em números totais, de acordo com o Sistema S, seriam fechadas 36 unidades do Sesc, com corte de 1.994 empregos e deixariam de ser investidos R$ 121 milhões em atendimentos gratuitos.
Além disso, Sesc e Senac afirmam que a medida é inconstitucional, já que não foi debatida pela sociedade, retira recursos de serviços profissionalizantes e de serviços sociais.
Na última terça-feira,16 de maio, funcionários do Sesc e Senac foram às ruas para protestar contra a proposta. De acordo com os organizadores, a manifestação ocorreu de forma simultânea em todos os estados e no Distrito Federal.
Segundo o Sesc, o protesto ganhou a adesão de artistas, atletas, políticos, formadores de opinião e da população, tendo registrado mais de 730 assinaturas na petição pública contra a medida.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 19/05/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74