Por Daya Lima
Criado em 04/10/22
Divulgação/Mojang Studios
O Minecraft é um dos jogos mais amados pelas crianças e também o game mais vendido de todos os tempos. Não à toa, passou a ser utilizado também como recurso educacional em diversas escolas pelo mundo em sua versão Minecraft Education Edition, disponível gratuitamente no pacote Office 365.
Criado em 2009 como um projeto online do programador sueco Markus Persson, popularmente conhecido pelo apelido de “Notch”, o jogo foi lançado oficialmente para PC em 18 de novembro de 2011, tornando-se um verdadeiro fenômeno.
Mas, afinal, o que o Minecraft tem de tão especial que conquistou rapidamente a paixão dos gamers de todas as idades? Um dos pontos principais do jogo é a liberdade de criação que ele oferece. O game funciona como uma popular “sandbox”, a chamada caixa de areia, na qual há uma infinidade de recursos e ideias para serem exploradas.
Diferente de outros jogos que possuem um começo, meio e fim, o Minecraft é um mundo virtual aberto, em que é possível construir coisas utilizando blocos.
Há diversos vídeos no Youtube que mostram construções incríveis e super criativas, como réplicas de cidades, escolas, museus, pontos turísticos e muito mais. Um verdadeiro mundo de possibilidades para incentivar a imaginação das crianças.
Leia mais: Gameficação nas escolas: uma nova forma de aprendizagem
O Minecraft oferece diversas possibilidades de modo de jogo, sendo as principais os modos criativo, sobrevivência e aventura.
Há uma quantidade infinita de blocos para construção e o objetivo é desafiar a imaginação. Um recurso interessante do game é que é possível criar um mundo específico utilizando uma “semente” – código com letras e números – e compartilhar esse código com outros criadores, para que eles construam a partir deste cenário.
Os jogadores precisam coletar alguns recursos como madeira, pedra e metal para obter comida, construir um abrigo ou uma fogueira, por exemplo. Nesse modo, há um ciclo de dia e noite, com duração de cerca de 20 minutos. Durante a noite, existem monstros que atacam o personagem, sendo assim, o objetivo é manter-se vivo.
Caso o personagem não sobreviva, ele reaparece em um lugar seguro para continuar a jornada. Apesar dos monstros, o modo sobrevivência não é assustador e nem violento, podendo ser jogado pelas crianças menores. Há também o modo hardcore, em que a morte do personagem é permanente.
É parecido com o sobrevivência, porém, não é possível destruir os blocos normalmente. Sendo assim, o jogador precisará de ferramentas específicas para destruir o cenário.
Uma dica valiosa é que o jogador tenha a sua própria conta, dessa forma ele preserva seu “mundo” e garante que ninguém vai destruí-lo.
O jogo não possui restrição de idade. É importante que os pais fiquem atentos às partidas online através de servidores públicos para garantir que os filhos estejam jogando com pessoas da mesma idade e que as conversas não possuem nenhuma linguagem imprópria.
Leia mais: Roblox Studio inspira nova geração de engenheiros, inovadores e empreendedores
Minecraft está disponível para Xbox One, PlayStation 4 (PS4), Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS) e PC.
Não. A única forma de jogar Minecraft gratuitamente é utilizando a versão original de 2009 pelo site. No entanto, trata-se de uma versão básica e com poucos itens.
A Mojang, estúdio responsável pelo jogo, foi vendida para a Microsoft em 2014 por US$ 2,5 bilhões. Com a venda, Notch afastou-se de sua criação.
Até maio de 2020, o jogo havia vendido mais de 200 milhões de cópias, tornando-se o mais vendido de todos os tempos. De acordo com relatório da Microsoft divulgado no ano passado, o Minecraft alcançou a marca de 140 milhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2021.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 04/10/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74