compartilhe

Dia do jornalista: uma data especial para nós e pra quem quer mudar o mundo

Por Priscilla Negrão - em 06/04/19

Neste domingo, 7 de abril, celebra-se o Dia do Jornalista, data instituída pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) desde 1831. Como jornalista profissional, de formação e apaixonada pela profissão, eu não poderia deixar a data passar em branco. Ainda mais sendo o jornalismo um dos pilares do nosso trabalho aqui no São Paulo para Crianças. Sem contar que em tempos de fake news e momos da vida, temos mesmo é que comemorar e celebrar o bom jornalismo.

Quando eu criei o São Paulo para Crianças, eu sonhava em dar para a criança o espaço que eu acho que ela merece na mídia. Porque criança só vira notícia hoje em dia na editoria policial, quando acontecem coisas horríveis como aquele caso de Suzano, ou quando aparece uma Momo, ou ainda quando o ministro da Educação diz asneiras sobre a ditadura. Fora isso, criança não tem espaço na mídia.

Não tem mais Estadinho (quem lembra?), o Caderno 2  mirrou, a Veja SP tá magrinha e na TV tem mais espaço para programas de fofoca e reality show do que outra coisa. Sobra o quê para o mundo infantil? Duas ou três linhas aqui, uma notícia sobre educar os filhos num portal acolá, e muitos posts em blogs maternos – que eu adoooooro – mas não são jornalismo. São opinativos, são artigos, são colunistas. Mas não são jornalismo, é outro tipo de conteúdo, nem pior nem melhor, apenas diferente.

Foi nesse cenário que surgiu o São Paulo para Crianças. Primeiro como Dica Bacana em 2010, e depois em 2014 como São Paulo Kids, e enfim como São Paulo para Crianças, mas ele sempre foi meu blog pessoal, há muuuuitos anos atrás, no qual eu postava dicas que eu amealhava por aí, em jornais, revistas e coleções imensas de links em intermináveis arquivos de Word. Compartilhava com amigos, com meus alunos (antes de ser jornalista fui professora, monitora e recreacionista) e colegas de trabalho, seja na escola, no buffet, no acampamento.

Em resumo, a virada veio quando eu fui morar na Colômbia p0r conta do trabalho do meu marido e lá tive a chance de desenvolver um trabalho para o Ministério do Turismo da Colômbia, um blog chamado Colômbia para Niños, e quando eu voltei da minha amada Bogotá – recomendo muuuito ir conhecer a Colômbia com as crianças, viu? – eu vim com essa chama acesa no coração, de transformar meu blog pessoal em algo muito maior e realizar o sonho de ajudar pais e filhos a brincarem mais com seus filhos.

Sim, eu acredito que brincar muda o mundo.

Sabe porquê? Porque brincar aproxima pais e filhos, gera vínculo, gera amor, gera seres humanos melhores para o futuro. E criança que passeia aprende a sair de casa e amar sua cidade com todos os lados positivos e negativos dela. Ter vínculo com a cidade é imprescindível para ser um bom cidadão. E ter bons cidadãos, comprometidos com a sociedade, é essencial para construir um mundo melhor. E é nisso que eu acredito.

Melhores crianças, melhores adultos. Gente melhor, faz mundo melhor.

Enfim, nesse caminho a Dani Rocha, minha amiga, jornalista de formação também e mãe da Júlia, se juntou a mim e aqui estamos!! Ganhando até prêmio da Organização das Nações Unidas e sendo reconhecidos entre os 50 melhores aplicativos de 2018 no mundo! U-A-U!

O São Paulo para Crianças faz todos os dias, com a ajuda da sua equipe maravilhosa de mulheres apaixonadas pela infância e pela comunicação de qualidade, jornalismo dos bons, provando que é possível fazer jornalismo de qualidade em qualquer editoria, e que criança é notícia sim – e das boas !!

E o mais legal é que estamos chegando ao nosso objetivo: a cada foto e depoimento de leitor que recebemos, a cada curtida e compartilhamento nas redes, percebemos que com as nossas dicas, com as nossas informações, criamos a oportunidade que faltava para pais e filhos terem tempo juntos e assim terem vínculos mais fortes.

Notícias que geram amor. Acho que nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar que poderíamos chegar até aqui e fazer tanta gente feliz.

E é por isso que eu digo com orgulho hoje: sou jornalista! Essa profissão que já é vintage no próprio nome! Parabéns para todos os jornalistas do Brasil e do mundo. Um abraço apertado a todos os colegas de profissão, que enfrentam longas horas de trabalho, ganham mal (sim, gente, jornalista não fica rico não kkkk) e se dedicam a esmiuçar, pesquisar, ouvir todos os lados e perseguir a verdade.

Espero que a data de hoje seja marcada principalmente por respeito nestes tempos que vivemos onde a imprensa vive sendo ameaçada e desrespeitadas, e que as pessoas entendam a importância da imprensa para a democracia e para a liberdade de ir e vir de todos nós.

Tenho um orgulho do tamanho do mundo de dizer: sim, eu sou jornalista, de formação, de coração, e o melhor… dedico a minha vida a escrever tudo o que possa trazer sorrisos às crianças deste mundo.

Feliz Dia do Jornalista, colegas!

Ps: para quem tiver curiosidade e quiser saber porque dia 7 de abril é o Dia do Jornalista, é só clicar aqui.

Galeria:
Compartilhar:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!