Da Redação
Criado em 08/06/22
Foto: Divulgação / Canva
O mês de junho já começou e, com ele, além do friozinho típico que marca a chegada do inverno, vem também a época de saborear os pratos típicos de Festa Junina.
E para dar start nas comemorações trouxemos algumas curiosidades de comidinhas de cada região para abrir o apetite, além de proporcionar uma viagem gastronômica.
Pela região Norte é possível encontrar diversos pratos salgados e doces como cuscuz, mingau de milho, tapioca, vatapá, caruru, maniçoba, bolo de macaxeira e tacacá nas barracas de comida típica da Festa Junina.
Cuscuz
Já no Nordeste, onde acontece a maior comemoração do mundo em Campina Grande, na Paraíba, o milho é o grande protagonista das receitas e a base para pratos como bolo, mungunzá, curau, pipoca e pamonha, além do próprio cozido ou assado. Para as crianças, inclusive, o milho cozido em mini porções não tem erro!
Porção milho cozido
Indo para o Centro-Oeste encontramos arroz-doce, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada, pé de moleque, empadão, quentão, pamonha e sopa paraguaia também conhecida como bolo de milho salgado.
Para quem está de dieta mas não abre mão de um docinho, o arroz-doce pode ser feito com ingredientes mais saudáveis, como o arroz integral.
Arroz Doce
No Sul tem o famoso quentão feito à base de vinho e com especiarias que pode ser acompanhado de arroz carreteiro com charque, churrasco e salsichão. A bebida fica ainda mais caprichada na tradicional receita com laranja e canela!
Quentão
O Sudeste é uma mistura de todas as regiões e costuma ter feijão tropeiro, quentão, cuscuz paulista, pão de queijo, sanduíche de pernil, pastel, caldinho de feijão, pé de moleque, paçoquinha, pipoca, bolo de milho e canjica.
Uma alternativa mais prática do sanduíche de pernil é o cachorro-quente, que as crianças amam e é super simples de fazer!
Cachorro quente
Um doce típico da época é a paçoca de castanhas com chocolate, e na receita da Flormel a versão da tradicional paçoquinha é feita com amendoim, castanha de caju e cobertura de chocolate. O mesmo é sem adição de açúcares ou adoçantes, sem glúten além de ser fonte de fibras.
Outro super tradicional é a cocada, feita com 75% de coco in natura, sem adição de açúcares, adoçada com taumatina, além de ser fonte de fibras e cálcio.
Outros sabores doces da época são o doce de leite, pé de moleque, abacaxi com coco, doce de leite com nozes, doce de leite com coco e goiabada.
Pé de moleque
O pé de moleque é um clássico e também fácil de fazer, a receita do doce pode levar apenas 20 minutos para ficar pronta. Pode ser uma boa desculpa para atrair a criançada para a cozinha e passar uma tarde fazendo delícias juntos!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 08/06/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74