Da Redação
Criado em 23/08/22
Foto: Reprodução / Gabriel Pereira
Completar o álbum de figurinhas com os jogadores de todas as seleções que participam de uma Copa do Mundo é uma tradição brasileira que aproxima gerações, além de trazer muitas memórias afetivas para muita “gente grande”.
Mas, se antes uma criança conseguia comprar o álbum e os pacotes de figurinhas com o dinheiro da ‘mesada’ o jogo agora é completamente diferente.
Quando os pais recebem o pedido pela compra do álbum e descobrem que pagando cerca de R$ 12,00 a questão está resolvida, fica com a sensação errada de que será tarefa fácil.
A surpresa vem quando descobrem que:
Em um momento econômico como esse, no qual a maioria das famílias brasileiras, 7 em cada 10, estão endividadas, estes valores podem ser proibitivos para muitos pais.
Então, fica a questão: por quê o álbum de figurinhas da Copa 2022 está tão caro?
Segundo a Panini, empresa que detém os direitos da FIFA em produzir o álbum, o valor se deve ao produto ser licenciado pela FIFA e que todos os países da América Latina terão preços equivalentes”.
E a situação só piora porque outros países da América Latina como Chile e Argentina estão com alta inflação e se os valores dos pacotinhos de figurinhas seguissem ‘apenas’ a inflação no Brasil, o valor seria pouco maior de R$ 2,00 por pacote.
*Fonte: Revista Exame
Por outro lado, a Panini colocou para venda o álbum digital. É só comprar e acessar pelo app para Android e hospedar as figurinhas on-line. Quem possui iOS ou outro sistema vai ter que acessar pelo app da FIFA.
Ok, se por um lado isso pode tornar o custo total mais barato, por outro tira a alegria da brincadeira que é justamente poder trocar figurinhas com os amigos, jogar bafo, ficar torcendo para sair o jogador que falta e todo esse contexto afetivo que existe nesta época de Copa.
E depois de tudo isso, de concreto sobre o motivo do valor ser caro para a maioria dos brasileiros completarem o álbum da Copa 2022, restou especulação, sobre uma pressão excessiva por lucro por parte da FIFA, talvez. O custo com gráficas, envolvendo papel e maquinários, também podem entrar na conta.
Por parte da Panini, quem sabe? Parece improvável que os jornaleiros sejam ‘vilões’, concordam?
O que é possível afirmar é que no final das contas, a conta não fecha!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 23/08/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74