Procurando um passeio que reúne atividades divertidas e aprendizado? Entre muitos lugares para visitar na capital, experimente a Biblioteca de São Paulo, localizada no bairro de Santana, Zona Norte da cidade.
Localizado na zona norte de SP, o espaço conta com um grande acervo de livros físicos, online, braile e audiolivros, além de programação de atividades educativas e culturais para toda família aproveitar!
A Biblioteca de São Paulo abriu suas portas em 2010, carregando o conceito de biblioteca “viva”, com foco em valorizar pessoas, seus conhecimentos e a troca de experiências.
Suas práticas são inspiradas nas bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, que tem a intenção de incentivar a livre expressão e a disseminação das culturas.
O local foi pensado para atender todas as famílias, por isso conta com mais de 90 computadores para uso gratuito por até 2h.
Há jogos de tabuleiros, espaço de lazer para ver filmes, ouvir músicas e ler. Além disso, sua estrutura é acessível para cadeirantes e tem equipamentos para auxiliá-los.
A área do térreo é dedicada para as crianças e os jovens, conta com espaço para atividades, inclusive para contação de histórias.
Com intuito de tornar a leitura acessível a todos, seu acervo tem opções para todos e pode ser consultado no site da biblioteca, clicando aqui!
E não é só isso! Tem opção de livros em braile e audiolivros, sendo inclusivo para as pessoas com necessidades especiais.
Aqueles que preferem ler livros digitais podem acessar pelo aplicativo BibliOn, lá é possível fazer a reserva de livro e leitura sem usar os dados do celular. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Aqueles que têm interesse em ter uma experiência diferente na biblioteca, o espaço realiza visitas monitoradas e técnicas, de quarta-feira a sexta-feira.
A visita monitorada é indicada para escolas, instituições e organizações, tem o objetivo de apresentar o acervo, os serviços e equipamentos disponíveis.
Além de promover o incentivo à leitura, aos jogos, o uso de tecnologias e brinquedos. Ela acontece em dois horários: às 10h15 e às 15h. Já a visita técnica é voltada para estudantes, profissionais da área e voluntários. O intuito é apresentar os serviços da biblioteca, trocar experiências, entender a estrutura, o acervo e a aproximação com o público.
A visita técnica tem a duração de 40 minutos com duas sessões, às 11h e às 15h. Para ambas é necessário preencher um formulário online para o agendamento da visita.
Se você deseja aproveitar a estrutura da biblioteca e todos os serviços disponíveis nela, incluindo, pegar livros emprestados, é necessário realizar um cadastro, que pode ser feito presencialmente ou online pelo site.
O cadastro de sócio na Biblioteca de São Paulo também é válido para a Biblioteca Parque Villa-Lobos, assim você pode aproveitar as duas estruturas e ter acesso a livros diversificados.
Biblioteca de São Paulo (BSP)
Recomendado: Todas as idades
Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa
Horários: de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30
Preços: Gratuito