Por Viviane Porto

Criado em 17/11/22

Divulgação: Canva

Leitura em clima de Copa: Biblion, a biblioteca digital de São Paulo, seleciona livros infantis sobre futebol

Compartilhe

Tem crianças aí em casa que curte viajar em histórias empolgantes? Então, que tal apresentá-los narrativas lúdicas e ricas sobre o futebol?

A Biblion, a biblioteca digital gratuita do Governo de São Paulo, com um acervo de mais de 15 mil livros a disposição da população, traz uma seleção de histórias infantis para os fãs do torneio esportivo mais famoso da atualidade, a copa do mundo!

Todas as indicações estão disponíveis no aplicativo que pode ser baixado no celular através desse link. Sem nenhum custo, e contam com diversos recursos de acessibilidade de leitura, garantindo o acesso para todos.

Leia mais: Livros Infantis gratuitos! Como emprestar um livro digital da BibliON, biblioteca pública do Estado de São Paulo?

Confira a lista de indicações e a sinopse de cada obra:

“Hoje tem Futebol” – Carlos Cezar Veiga

Pela primeira vez, Luiz vai com seu pai ao estádio para assistir ao jogo do seu time do coração. Bola vai, bola vem, gritos da torcida, assobios, aplausos e aquele friozinho na barriga. Quem ganhar será o campeão e levantará a taça com toda torcida aplaudindo.

“Uma partida de A a Z” – Gláucia de Souza

Para conhecer as letras do alfabeto, esta coleção apresenta quadrinhas com rimas fáceis e divertidas com os temas: jardim, partida de futebol, pomar e sustos. As ilustrações são vivas, coloridas e enriquecem os versos, convidando o leitor a explorá-las com atenção. Neste livro, o futebol, a paixão dos brasileiros, ganha um abecedário de poemas.

Do artilheiro ao zagueiro, os autores fazem um gol de placa ao entregar aos leitores um jeito divertido de saber tudo sobre futebol, esse esporte tão popular no mundo inteiro. Um livro para conhecer o abecedário, explorar o mundo do futebol e demorar-se na observação das ilustrações.

“O jogo da democracia” – Aldenor Pimentel

Dani, Joca, Mara, Leco e seus amigos entram em campo para defender a Democracia, o time de futebol da vizinhança que participa de um campeonato de futebol.

Rico, que fazia parte da Democracia, deixou todos na mão, pois queria ser o dono do jogo. Como não conseguiu, decidiu se juntar ao golpe de mestre. Quem será que irá ganhar o campeonato e levar a taça pra casa?

“FC Mezzi 1: Ointervalo” – Daniel Zimakoff

O futebol não é sobre vida ou morte – é muito mais importante! João, Nico e Emil são melhores amigos. Eles amam futebol e jogam no mesmo clube. João e Nico vão ser transferidos para a primeira liga.

Eles estão muito animados! Eles começam no banco nos dois primeiros jogos, mas João não joga muito no primeiro jogo. E nos dez minutos finais do segundo jogo, ele ainda espera para jogar. É quando João toma uma grande decisão.

“Minha vida de goleiro” – Luiz Schwarcz

O autor escreve sobre uma paixão que o acompanha desde a infância – o futebol – e narra passagens da história de seus avós e de seus pais, que vieram para o Brasil fugindo do nazismo. Como sugere o título do livro, esta narrativa está centrada numa paixão que é a mesma de muitos meninos: o futebol.

Luiz, o menino sem irmãos, espalhava na mesa da sala seus times de futebol de botão e, com a força da imaginação, representava todos os papéis necessários a uma grande partida.

No início, queria ser centroavante, mas um dia descobriu que tinha vocação para goleiro. O livro conta essa passagem. E conta também como um pediatra quase aniquila a carreira de um promissor futebolista.

Ao mesmo tempo, Luiz Schwarcz narra passagens da história de seus avós e seus pais, que, como tantas famílias judaicas, vieram para a América fugindo do nazismo.

Ele explica esse entrelaçamento temático: “Neste livro eles [os pais e avós] foram os meus jogadores de botão. Com a diferença de que eu não os comandava. Sua vida e a minha memória ditaram o ritmo do jogo”. Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 1999, categoria informativo

“Pedrinho e achuteira da sorte” -Marcelo Cavalcante

Pedrinho é um garoto apaixonado por futebol, que sonha dia e noite emse tornar um craque. Muito inteligente, sempre vai bem na escola, por isso a família – que não gosta do esporte – o deixa jogar.

Ao lado dos amigos e coma juda do Seu Nenê, monta o time Tremendão. Ao ganhar uma chuteira, Pedrinho começa a acreditar que ela lhe traz sorte, fazendo-o vencer todos os jogos.

Mas o menino perde sua chuteira justo no dia do campeonato, e ao empreender uma jornada de procura, acaba aprendendo importantes lições. As ilustrações são de Clara Azuos.

“O Mistério da Figurinha Dourada” – Marcelo Duarte

O álbum de figurinhas da Copa do Mundo trazia uma promoção especial: quem encontrasse a figurinha dourada poderia assistir aos jogos de graça e ainda entrar no vestiário do time campeão!

Logo começou a competição entre os alunos do Colégio Pedro Álvares Cabral para ver quem seria o sortudo. Só que Antonio, Alyssa, Zilda, Alê e o recém-chegado Charles não poderiam imaginar que a figurinha dourada iria envolvê-los num misterioso caso.

O que teria acontecido com o prêmio? Para desvendar a trama, os amigos fizeram uma lista de suspeitos e deram início à investigação. O culpado estava mais próximo do que eles imaginavam.

“Authentic Games: O gol da vitória” – Marco Túlio

Uma injustiça na escola fez com que Baixa, o craque do time, fosse expulso da partida de futebol. Com o amigo no banco de reservas, Authentic tem chance de se destacar e chamar a atenção dentro de campo.

Mas será que ele se aproveitará da situação ou irá tirar a história de Baixo a limpo e descobrir o que aconteceu? Prepare-se para uma história cheia de aventuras, perdão e amizade verdadeira.

A bola de folhas de bananeira – Katie Smith Milway

Em uma noite terrível, Deo e sua família são forçados a deixar sua casa em Burundi. Deo acaba indo parar sozinho em Lukole, um campo de refugiados na vizinha Tanzânia. Os recursos no campo são escassos, e os valentões formam grupos para roubar o que podem.

O líder de um desses grupos, um garoto chamado Remy, começa a perseguir Deo. Sozinho e com saudades de casa, Deo se consola fazendo uma bola de folhas de bananeira, do mesmo tipo daquela que ele e seus amigos jogavam em casa.

Um dia um instrutor chega a Lukole e reúne algumas crianças para uma partida de futebol. Na quadra, as coisas começam a mudar para Deo, Remy e os outros. Hoje, existem quase 60 milhões de refugiados, muitos deles vivendo em campos provisórios ao redor do mundo.

A Bola de Folhas de Bananeira é uma história recheada de esperança, sobre como o esporte e a brincadeira podem ajudar crianças a superar suas diferenças e incorporar sentimentos de confiança, segurança e pertencimento para impulsionar a mudança social e construir comunidades pacíficas.

“Futebolíada” – José Santos

Futebolíada conta, numa versão cheia de graça, humor e leveza, como teria sido a guerra entre gregos e troianos relatada no clássico “Ilíada”, de Homero.

Na obra, Zeus, cansado de toda aquela guerra, escala Odisseu, Aquiles, Ares, Páris e ainda os deuses Apolo e Hera para uma partida épica de futebol.

“Os 55 maiores jogos das copas do mundo” – Paulo Vinicius Coelho

Para esta edição atualizada, com novo projeto gráfico e fotos inéditas, PVC incluiu os cinco maiores jogos da Copa de 2006: Itália 2 X 0 Alemanha, Itália 1 X 1 França, Argentina 6 X 0 Sérvia, Portugal 1 X 0 Holanda, França 1 X 0 Brasil. PVC utilizou os vastos conhecimentos táticos para contextualizar uma época e recontar cada partida com novos fatos. Nas partidas mais importantes, o autor ilustrou a jogada, mostrando detalhes do lance.

De 1930 a 2006, confira os 55 maiores jogos que marcaram as Copas do Mundo.

“Sobre Futebol, Esporte e Cultura” – Ronaldo Helal

Passando por temas tão diversos como idolatria, identidade, rivalidade, heroísmo e paixão, Ronaldo Helal explora nesta obra as dimensões sociais do esporte.

O livro traz, em versões revisadas e ampliadas, a produção do sociólogo para jornais e portais da internet em duas décadas e meia. Com leitura leve, mas sem perder a profundidade analítica, sobre futebol, esporte e cultura apresenta ao leitor reflexões acadêmicas sobre assuntos discutidos cotidianamente entre os aficionados por esportes.

Conforme sentenciou o jornalista Juca Kfouri no prefácio para este livro “Ronaldo Helal faz parte de um restrito time de intelectuais que introduziu o futebol na academia brasileira. E abriu as portas para que fosse entendido, em linguajar inteligível, pelo mais comum dos leitores”.

“Passe de letra Futebol & literatura” – Flávio Carneiro

Se o futebol é uma caixinha de surpresas, o mesmo pode ser dito da literatura. Afinal, quando o autor envolve seu leitor, é como se fizesse um passe bem feito, cruzasse o campo e finalizasse em gol, correndo para o abraço da torcida.

E não poderia ser chamado de poesia pura o que jogadores como Garrincha faziam em campo, encantando multidões com magia e simplicidade? Para o escritor e torcedor Flávio Carneiro, essas duas paixões – a bola e as letras– têm mais em comum do que se imagina.

Em uma série de crônicas, o autor relembra momentos de seu passado, como a época em que jogava futebol pela categoria juvenil em Goiás e sua frustração por um resfriado tê-lo impedido de realizar um de seus sonhos: conhecer Pelé.

Flávio discorre também sobre sua indecisão entre seguir carreira como jogador ou ingressar na faculdade de letras, remonta a uma sessão de cinema digna de dia de decisão e resgata vários momentos em que o amor pelo esporte se mostrou tão insólito quanto uma trama literária das boas.

Passe de letra é composto por uma compilação de textos escritos para o jornal literário Rascunho. O estilo das crônicas une a objetividade do centroavante à profundidade do escritor e faz do gosto pelo futebol um atributo secundário para que o leitor se divirta com este livro leve e bem-humorado.

“11 Histórias de futebol” – Antonio Carlos Olivieri

Com uma bem escalada seleção de autores, que reúne mitos do porte de João Antônio a craques contemporâneos como Domingos Pellegrini, Daniel Piza e José Roberto Torero, este livro celebra o “esporte das paixões” com o que há de melhor no conto brasileiro.

É um conjunto para agitar as emoções do leitor, conduzindo-o do riso irônico à apreensão do suspense, refletindo sobrea perenidade de nossa paixão nacional e seus efeitos específicos sobre os protagonistas de cada narrativa.

Premiados escritores, como Miguel Sanches Neto, Luiz Galdino, Lourenço Cazarré, Ricardo Soares, Wladyr Nader, Antonio Carlos Olivieri e Wladimir Catanzaro, completam o escrete que tece as tramas e as fintas da ficção aqui reunida.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 17/11/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74