Hoje tem

Gratuito

Atração fixa

Créditos: Instagram/Prefeitura de São Paulo

Beisebol: saiba como visitar um dos principais estádios desse esporte no Brasil

Compartilhe

Da Redação

Criado em 06/08/24

O beisebol é um esporte que conquista o coração de muitas crianças. Os pequenos podem jogar em diversos ambientes, desde quintais até campos profissionais. Além de proporcionar diversão, o beisebol desenvolve habilidades motoras, como coordenação e reflexos, enquanto ensina a importância do trabalho em equipe.

Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo mantém o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, localizado no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Inaugurado em 21 de junho de 1958 pelo então prefeito Dr. Adhemar de Barros, o estádio foi parte das comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Estádio Municipal Mie Nishi

Créditos: Instagram/Prefeitura de São Paulo

Atividades do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Subordinado à Secretaria de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, o estádio é o único local público no Brasil que oferece as modalidades de beisebol, gatebol e sumô.

Durante seus mais de 65 anos de existência, o Mie Nishi se consolidou como um centro de desenvolvimento esportivo. Além de sediar jogos e competições, o estádio é responsável por cumprir o calendário oficial das entidades de beisebol em nível nacional, estadual e regional. Ele atende diversas categorias, incluindo universitários e veteranos de beisebol e softbol.

O estádio também oferece uma variedade de atividades gratuitas para a população. Isso inclui aulas de beisebol para crianças e adolescentes, além de atividades de gatebol, especialmente direcionadas para a terceira idade. Esses treinos são complementados por torneios mensais realizados nas quadras anexas ao estádio. Além disso, o ginásio de sumô, anexo ao campo de beisebol, abriga treinamentos semanais e campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais da modalidade.

História do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

O Mie Nishi já foi palco de competições importantes, como os Jogos Pan-Americanos de 1963. Em 1988, recebeu a visita do time de beisebol da Universidade de Keio, em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa. Dez anos depois, sediou o tradicional Sokeisen, um duelo entre as equipes japonesas de Waseda e Keio, pela primeira vez realizado fora do Japão.

Em 1996, o estádio acolheu o Torneio da Amizade, em comemoração ao Jubileu de Ouro da Federação Paulista de Beisebol e Softbol, com um triangular entre a seleção olímpica de Cuba, a equipe Honda do Japão e a seleção brasileira.

Em 2002, o estádio foi utilizado para as partidas de softbol feminino dos Jogos Sul-Americanos da Odesur. Além dessas competições, o Mie Nishi foi o local onde muitos dos primeiros jogadores brasileiros que seguiram carreira no beisebol profissional no exterior começaram suas trajetórias. Entre eles estão José Augusto Pett (Toronto Blue Jays), Henrique Tamaki (Hiroshima Carp), Tony Nakashima (Los Angeles Dodgers), Tiago Magalhães, Rafael Motooka (Cincinnati Reds), Marcel Vianna (Atlanta Braves), Daniel Matsumoto, Reinaldo Sato, Rodrigo Miyamoto (Yakult Swallows), Luís Camargo (Mitsubishi Hiroshima) e Norberto Rocha (Dragons de Nagóia).

Quanto custa a visita no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi?

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi oferece acesso gratuito ao público, permitindo que moradores e visitantes desfrutem de suas instalações sem qualquer custo.

Onde fica o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi?

O Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi está situado na Av. Presidente Castelo Branco, 5446, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo. Essa localização central na capital paulista facilita o acesso por meio de transporte público e particular. O Bom Retiro é próximo da região da Luz e do centro histórico.

Como chegar?

Há linhas de ônibus saindo da Rua Prates, 43 (próximo a Estação da Luz), como o itinerário 9191-10/ Jardim Elisa Maria. Após 4 paradas você pode descer na rua R. dos Italianos, 566 e caminhar por mais 15 minutos até o Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi.

Funcionamento do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h.

Qual maior estádio de beisebol do mundo?

O maior estádio de beisebol do mundo, em termos de capacidade, é o Dodger Stadium, localizado em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Inaugurado em 1962, o Dodger Stadium é a casa do Los Angeles Dodgers, um dos times mais tradicionais da Major League Baseball (MLB).

O estádio tem capacidade para acomodar cerca de 56.000 espectadores, tornando-o o maior estádio de beisebol em atividade no mundo. Além de seu tamanho impressionante, o Dodger Stadium é famoso por sua localização, com vistas das montanhas de San Gabriel e do horizonte de Los Angeles.

Passeio: Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Horários: Das 7h às 18h

Preços: Gratuito

Onde: Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi – Avenida Presidente Castelo Branco, S/N, Ponte Pequena - São Paulo - como chegar

Facilidades:

  • Abre em feriados
  • Estacionamento gratuito

Passeio: Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Horários: Das 7h às 18h

Preços: Gratuito

Onde: Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi – Avenida Presidente Castelo Branco, S/N, Ponte Pequena - São Paulo - como chegar

Facilidades:

  • Abre em feriados
  • Estacionamento gratuito

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 06/08/24. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74