Por Viviane Porto

Criado em 20/10/22

Foto / Divulgação: Canva

Bebês! É necessário realizar todos os rituais da atualidade? Veja o que essa pesquisa revelou!

Compartilhe

Gravidez planejada ou de surpresa? Pais e mães experientes ou “marinheiros de primeira viagem”, famílias grandes ou pequenas, discretas ou expansivas. Não há uma receita, um padrão, não é mesmo? E a beleza está também nessa pluralidade de conexões e novas descobertas.

E neste mundo rico e diverso também é importante falarmos das celebrações mais realizadas por mães e pais, antes e depois dos nascimentos dos bebês.

Para ajudar a dar luz às diversas percepções e motivações de mães e pais brasileiros sobre a realidade com os pequenos, além de reforçar o protagonismo dos bebês, suas descobertas e conquistas, a Huggies e o Instituto On The Go lançaram o estudo Parentalidade Real, como parte de seu reposicionamento “Bebê, Estamos Juntos Nessa”.

Entre outros dados sobre o dia a dia da maternidade e da paternidade real, a pesquisa traz dados interessantes sobre as celebrações feitas por mães e famílias durante a gravidez, revelando mitos e verdades sobre chá de bebê, “mesversário” e outras celebrações, conforme abaixo.

Leia mais: O melhor presente é a presença!

Chá revelação é a comemoração mais feita pelas famílias brasileiras? 

Segundo a pesquisa encomendada por Huggies, o chá de bebê é o evento mais realizado por todos os grupos entrevistados, somando 60% – e também no qual os parceiros se envolvem com mais frequência, seguido pelos “mesversários” com 36%; principalmente pelos pais de primeira viagem. 

Desdobrando a amostra, o chá de bebê é mais realizado pelas classes A e B (70%) e Regiões Sul (65%) e Sudeste (64%). Já na Região Nordeste, o chá-revelação é uma das comemorações mais realizadas (29%).

“Mesversários” são tão praticados no Brasil quanto batizados?

A incidência dos batizados é maior na Região Sul com 54%, enquanto na Região Nordeste, os “mesversários” são maioria com 40%. 

Porém, de maneira geral, vale dizer que a incidência dos batizados é relativamente baixa entre os brasileiros: apenas 35% dos entrevistados batizam os bebês – o que pode ser explicado pelo fato de o batizado se tratar de um evento religioso. Já os “mesversários” são mais valorizados pelos pais de primeira viagem.

Mais sobre a pesquisa Parentalidade Real Huggies

O estudo intitulado Parentalidade Real foi encomendado por Huggies, junto ao Instituto On The Go, como parte do recente reposicionamento global da marca “Bebê, estamos juntos nessa”, que explora as descobertas da vida de um bebê e apresenta o mundo a ele, celebrando suas conquistas de forma real, divertida e irreverente.

Parentalidade Real traz dados sobre a preparação durante a gravidez, a educação, as tarefas e a rotina com os bebês, a vida após o nascimento dos filhos e a paternidade atual. Para a sua realização foram entrevistados 1.010 pais e mães, entre 25 e 40 anos, de todo o Brasil, entre 21 e 26 de fevereiro de 2022.

Desdobrando a amostra, sete em cada dez respondentes têm ao menos dois filhos, considerando casais heterossexuais, homoafetivos, brancos, negros e pessoas com deficiência (PCDs) das classes sociais A, B, C e D.

Mais informações da pesquisa podem ser encontradas na plataforma de Huggies, Mais Abraços, no link.

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 20/10/22. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74