Foto: Áreas Verdes da Cidade
Atração fixa

Barragem de Guarapiranga oferece trilhas guiadas e estrutura completa para o lazer das crianças

Quem mora na zona sul de São Paulo, certamente já visitou algum shopping, bar, restaurante e outras opções de diversão com as crianças. O que muita gente não sabe é que existem formas de lazer para ter contato com a natureza, respirar ar puro e admirar a paisagem.

Uma delas é o parque Barragem de Guarapiranga, localizado próximo à Capela do Socorro, que faz divisa com os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, separados pela Represa Billings. 

O que tem na Barragem de Guarapiranga

O parque conta com pista de caminhada para os adultos se exercitarem, campo de futebol, playground para todas as idades, ciclovia, horta-escola, praça e píer.

Além disso, conta com duas trilhas que podem ser realizadas conforme agendamento dos interessados.

  • Na Trilha da Coruja Buraqueira são apresentadas a vegetação várzea, mata ciliar, hortas, além de aspectos históricos do bairro e a construção da barragem,
  • Já o percurso da Trilha Água + Projeto Observando Rios é uma atividade mensal em que os temas envolvem a água. A atividade também tem coleta e análise da água da represa e conversa com os participantes.

O parque também abriga um monumento em homenagem à obra “Heróis da Travessia do Atlântico”, de Otone Zorlini, inaugurada em 1929. Trata-se de uma coluna em estilo jônico, que faz referência aos italianos Francesco de Pinedo, Carlo Del Prete e Vitale Zacchetti, que voaram da Itália, até as águas da Represa de Guarapiranga, em 1927. 

Fauna e Flora

No local, é possível encontrar duas espécies de roedores, o preá e o ratão-do-banhado, além de 25 espécies de aves, com especial destaque para as aquáticas e de brejo, como o irerê, ananaí, mergulhão-caçador, biguá, garças, socós, carão, frangos-d’água, curutiés e jaçanãs.

Já a vegetação do local é diversificada, com áreas terrestres compostas por gramados, árvores esparsas, alamedas de jerivás e campo de várzea. Entre as espécies que se destacam, você pode acabar encontrando aroeira-mansa, figueira-benjamim, jerivá, pau-ferro, pinheiro-do-paraná e sibipiruna. Além disso, a vegetação aquática é composta por maciços de cataia, gramíneas, alface-d’água e salvínia.

Vai neste passeio? Confira as dicas do SP Crianças!

No parque, não existem estabelecimentos de lanchonetes, porém, existem ambulantes nas proximidades, especialmente aos domingos.

Quanto à política para animais de estimação, não há restrições para a entrada de animais domésticos, contanto que os cães estejam sempre com guias e, para os mais bravos, utilizando focinheiras para garantir a segurança de todos.

Com relação à segurança geral do parque, existe a presença de vigias.

Criado em 23/12/20

Barragem de Guarapiranga

Recomendado: Todas as idades

Quando: Tem hoje, amanhã e no fim de semana e é gratuito! - Atração fixa

Horários: das 7h às 19h

Preços: Gratuito

Nossos canais:
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
anuncie aqui
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74