Cada vez mais representatividade na vida das crianças! A Mattel, fabricante da boneca mais conhecida no mundo, lança uma nova coleção de bonecas Barbie para celebrar a diferença e incentivar a inclusão. Os destaques da nova linha estão na Barbie com aparelho auditivo e o Ken com vitiligo.
A linha Fashionista de 2022, que chega ao mercado em junho, ajudará as crianças a “se verem refletidas”, disse a chefe global de bonecas Barbie, Lisa McKnight, em um comunicado à imprensa. A linha também trará uma boneca negra e uma Barbie que utiliza cadeira de rodas.
Ela acrescentou que as crianças também devem ser incentivadas a brincar com bonecas que não se parecem com elas a fim de ajudá-las a “entender e celebrar a importância da inclusão”.
Para desenvolver a boneca, Barbie recorreu à Dra. Jen Richardson, uma das principais profissionais em audiologia educacional dos EUA. Com mais de 18 anos de experiência no campo, a especialista em defesa da perda auditiva ajudou os designers a imitar com precisão os aparelhos auditivos retroauriculares para o novo brinquedo.
Também foram feitas mudanças no tipo de corpo estereotipado da Barbie, pois os novos brinquedos pretendem ser mais representativos. A gama de bonecas da Barbie tornou-se cada vez mais diversificada nos últimos anos. Os bonecos masculinos também são menos “fortões”, com figuras mais naturais e que representam a realidade.
Em abril deste ano, a Turma da Mônica também ganhou uma nova integrante. A Sueli foi a primeira personagem surda da Turminha. Com nove anos, é apaixonada por esportes e se comunica através da Língua Brasileira de Sinais (Libras)