compartilhe

Grátis! Ayó – Encontro Negro de Contação de Histórias leva fantasia e ancestralidade à Zona Leste

Já foi
Publicado em 16/04/19 e atualizado em 16/04/19

Um passeio para exaltar as raízes africanas! A EMEI Valdir Azevedo, no Jardim São Paulo, recebe no dia 17 de abril o Ayó – Encontro Negro de Contação de Histórias. O evento reúne histórias que celebram a tradição oral afro. A atividade acontece das 9h às 10h, é livre, gratuita e aberta ao público.

O evento é idealizado por Nathalia Grilo, que é educadora, contadora de histórias e produtora cultural, e é realizado em parceria com a Oficina Cultural Alfredo Volpi. Durante o encontro, as histórias serão narradas pelos contadores Mariana Per, Mafuane Odara, Magno Rodrigues Faria e Patricia Ashanti.

Confira as histórias:

  • A Galinha e a Barata: a história conta sobre a vida da Galinha e da Barata que, para a sua surpresa, eram muito amigas! As duas passavam todos os dias brincando e conversando, mas ambas as casas ficavam uma bagunça só. Então, para resolverem o problema, a Galinha e a Barata resolveram se ajudar para limpar as respectivas casas. A Galinha cumpriu o combinado e ajudou na limpeza da casa da Barata, mas a outra em vez de fazer o que havia prometido, deu uma festa! E aí o resto da história você já sabe: sempre que as duas se veem é briga na certa!
  • Kethiwe: conta a história de uma menina de 11 anos, que vivia em um sítio com os pais. Ela era muito aplicada e adorava ajuda-los nas tarefas do dia-a-dia, mas mesmo assim ela não estava totalmente satisfeita, porque queria muito realizar seu sonho de tocar kalimba – instrumento musical de origem africana – mas em seu povoado era proibido que as mulheres tocassem o instrumento. Seu sonho é realizado com ajuda de mágicas e muita coragem.
  • Nanana Bo Sele Sele: linda, inteligente, forte e extremamente teimosa, Nanana Bo Sele Sele que morava com seus dois filhos no centro da cidade. Os meninos eram tão bonitos que todos queriam passar em frente à sua casa para observá-los. Nanana cansou-se dessa história e decidiu morar no meio da floresta, no caminho que os animais passavam. Mas até eles queriam ver os filhos da linda mulher! O único que não gostava de observá-los era Elefante Chato da Floresta, que um dia ficou muito irritado com a casa no seu caminho e engoliu as duas crianças. Nanana, quando descobriu, foi à procura do Elefante e, usando sua inteligência, salvou os filhos!
  • O menino e o Anel: Acu e sua mãe moravam em uma casa simples, em uma aldeia no interior de Uganda (África). Quando o menino percebe que a renda de sua mãe, que era lavadeira, não supria os gastos dos dois, resolve ajudar vendendo vários objetos. Para isso, Acu pede uma quantia de asuane (ouro) para sua mãe, a fim de começar seu novo trabalho, mas acabou encontrando várias pessoas no caminho que compravam sua asuane em troca algum objeto encantador. Então ele conheceu o Pombo Rei, que o ajudou a recuperar a quantia que tanto gastou.

Você sabia?

Ayó é uma palavra do idioma yorubá – pertencente da família linguística nígero-congolesa –, que é falado secularmente em diversos países ao sul do Saara (África). Traduzido para o português, a palavra significa “exaltação” e “felicidade”.

Crédito das imagens: Reprodução

Passeio: Ayó – Encontro Negro de Contação de Histórias
Recomendado: Todas as idades
Quando: em Já foi
Horários: das 9h às 10h
Preços: Gratuito
Onde: EMEI Valdir Azevedo – Rua Inácio Monteiro, 333, Jardim São Paulo(Zona Leste) - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2555-2124
Site: ayoencontronegro.com.br/
Não perca mais nenhum passeio legal! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail!
como chegar:
Passeio: Ayó – Encontro Negro de Contação de Histórias
Recomendado: Todas as idades
Quando: em Já foi
Horários: das 9h às 10h
Preços: Gratuito
Onde: EMEI Valdir Azevedo – Rua Inácio Monteiro, 333, Jardim São Paulo(Zona Leste) - São Paulo
[como chegar]
Informações: (11) 2555-2124
Site: ayoencontronegro.com.br/
Compartilhar:
Avaliação:
Quero avaliar
enviar
Avalie:
Enviar
enviar
Passeios

Encantador: Cia Imago celebra 20 anos com três espetáculos de teatro de bonecos fluorescentes no Teatro Alfa

06/03 a 30/06
Passeios

É festa! Grupo Triii comemora 10 anos de muita música com shows no Teatro MorumbiShopping

06/04 a 28/04
Passeios
Hoje tem!

De deixar o cabelo em pé! Museu da Energia leva experimentos para crianças e adultos aprenderem brincando

06/04 a 18/05
Gratuito
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para crianças em Abril de 2019. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
Quer falar diretamente com seu público-alvo?
Anuncie aqui!
Nossos canais:
® São Paulo para Crianças é uma marca registrada. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!