Da Redação
Criado em 23/04/18
Fotos: Reprodução / Divulgação
Atenção! A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa HOJE, 23 de abril, e vai até 1° de junho. O Ministério da Saúde informou que a vacina que será fornecida gratuitamente nos postos de saúde vai proteger contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, que receberão a vacina gratuitamente nos postos de saúde:
Confira as etapas e programe-se!
Quem não faz parte do grupo de risco pode tomar a vacina nas clínicas particulares, onde a dose já está disponível e custa de R$100 a 150 por pessoa, em média.
Lembrando que assim que a campanha acabar, a vacina fica disponível pra toda e qualquer pessoa que queira se vacinar, basta ir ao posto de saúde e pedir para ser vacinado, independente de critérios.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Dia D será em 12 de maio
O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio, quando os 65 mil postos de vacinação do País fazem uma grande operação para intensificar a vacinação. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação.
O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.
A projeção do governo federal é que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%.
A meta é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas, produzidas no Instituto Butantan. A expectativa é chegar a mais de 20 milhões de idosos, 12,6 milhões de crianças e 4,8 milhões trabalhadores na área de saúde. Só no estado de São Paulo fazem parte do grupo prioritário, 12,5 milhões de pessoas que devem receber a vacina gratuitamente.
Atenção especial às crianças
Uma preocupação especial dentro do público-alvo é com as crianças entre seis meses e 5 anos. No ano passado, apenas 77% das crianças foram vacinadas.
A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o ministério, não há risco de fazer a vacinação contra a febre amarela e Influenza.
Além da vacinação, são orientações para evitar o vírus lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.
No site da campanha tem uma parte sobre “Mitos e Verdades” sobre a vacina da gripe com as principais dúvidas da população, vale a pena conferir, clique aqui.
Fonte: Agência Brasil/ Ministério da Saúde
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 23/04/18. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74