Por Daya Lima
Criado em 14/05/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
Sua filha pode ser o que ela quiser! Essa é a mensagem que podemos levar da história inspiradora de Angela Olinto, a astrofísica eleita a mais nova integrante da American Academy of Arts and Sciences, instituição fundada em 1780 com o objetivo de reconhecer grandes líderes de diferentes áreas do conhecimento.
Nascida em Boston (EUA), mas criada nas cidades do Rio de Janeiro e Brasília, a pesquisadora é referência no campo da “física das astropartículas”, área da ciência que estuda as partículas que compõem ou interagem com a matéria e que vêm de fontes astrofísicas distantes do sistema solar.
Atualmente com 60 anos, Angela descobriu sua paixão pela ciência aos 16 anos, idade que ingressou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). De lá para cá, a astrofísica se dedica ao estudo das astropartículas, realizando pesquisas sobre a estrutura das estrelas de nêutrons, a origem e evolução dos campos magnéticos cósmicos e buracos negros, entre outros fenômenos.
Hoje, ela também tem trabalhado no desenvolvimento de projetos com a NASA. Um deles é o EUSO-SPB, um balão de alta pressão que viaja numa altitude de 33 quilômetros e tem previsão de voo para 2023. O objetivo da missão é detectar raios cósmicos de ultra alta energia.
Assim como muitas meninas, Angela vive desde cedo em um meio predominantemente masculino. De acordo com a ONU, menos de 30% dos pesquisadores e cientistas do mundo são mulheres, o que torna a conquista da brasileira ainda mais importante para inspirar e abrir portas para milhares de jovens pelo mundo.
E essa é uma missão na qual a pesquisadora também reconhece o seu papel. Ao se tornar professora da Universidade de Chicago e primeira reitora da Divisão de Ciências Físicas e Matemáticas em 2018, ela foi fundamental na integração de outras quatro mulheres ao corpo docente da universidade.
Com a entrada na American Academy of Arts and Sciences, Angela Olinto agora faz parte de um seleto grupo de pessoas influentes que inclui nomes como Albert Einstein, Charles Darwin, Nelson Mandela, Martin Luther King e os brasileiros Oscar Niemeyer e Sebastião Salgado.
Leia também:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 14/05/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74