Por Daya Lima
Criado em 17/06/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
A Galinha Pintadinha já é figurinha carimbada em todas as casas que têm alguma criança pequena. E não é para menos, a pintadinha mais amada do Brasil é um fenômeno entre a criançada! Na animação, uma galinha engraçada e sua turma deram uma nova roupagem a uma série de músicas populares como A Barata, Indiozinhos, Escravos de Jó, Marcha Soldado e Sapu Cururu.
Pensando em como tornar a atividade de ouvir as músicas da Galinha Pintadinha também um momento de aprendizado e de conexão entre você e o seu pequeno, separamos 7 atividades divertidas para fazer com eles ao som dos hits da Galinha e sua turma.
A letra da música Mariana ensina as crianças a contar de um até dez:
“Mariana conta um
Mariana conta um, é um, é um, é
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana
Mariana conta dois
Mariana conta dois, é dois, é dois, é
Ana, viva a Mariana, viva a Mariana”
Uma forma divertida de ajudar as crianças a absorver esse aprendizado é torná-lo mais visual e conectado com as coisas que fazem parte do dia a dia delas.
Os pais podem separar objetos como feijões, bolinhas de gude, bolas coloridas, lápis de cor, peças de Lego, podem deixar a imaginação rolar solta! A ideia é ir somando os brinquedos escolhidos num círculo no chão ou no colo da criança conforme a música canta os números!
Na música ABC, as personagens cantam todas as letras do alfabeto e motivam os pequenos a acompanhar.
“Eu cantei o ABC
Agora eu quero ver você
Eu quero ver você aprender”
A música é ideal para as crianças que estão aprendendo a escrever, e os pais podem ajudar com uma atividade simples e divertida:
Antes de começar a música, você pode se sentar com seus filhos e cortar papéis coloridos no formato das letras, ou usar alguma cartela que tenha o alfabeto impresso! Coloque a música para tocar e, quando for dita uma letra, peça à criança para apontar qual é a letra correspondente que está na parede.
A canção Bolha de Sabão, além de tornar a hora do banho um momento mais divertido, também ensina as partes do corpo:
“Cotovelo, o joelho
Tornozelo e o nariz
Uma orelha, outra orelha
Quanta espuma que eu fiz”
Para acompanhar essa música, pais e filhos podem criar uma dança divertida. Quando a letra da música falar a palavra “nariz”, um toca o nariz do outro e fazem o mesmo com todas as partes do corpo que forem faladas.
A canção Um Elefante Incomoda Muita Gente pode ser muito cansativa e incômoda para quem está ouvindo. Isso porque ela é longa, repetitiva e tem um ritmo lento e constante, que não varia.
7 elefantes incomodam muita gente
8 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais
Essas características a tornam boa para o aprendizado dos ritmos. A música possui um pulso bem marcado e fácil de ser identificado, um ótimo ponto a ser explorado com os pequenos.
Você e seu filho podem se sentar um de frente para o outro e cantar a canção enquanto marcam o ritmo batendo as mãos nas coxas, direita, esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda…
A música Coelhinho da Páscoa conta a história do coelho que traz três ovos de cores diferentes:
“Coelhinho da páscoa
Que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos
Três ovos, assim”
Pais e filhos podem brincar com as cores e números ao som da canção. Vocês podem desenhar, em uma cartolina ou folha de papel A4, três ovos de páscoa das cores que aparecem na canção, azul, amarelo e vermelho.
Em outro papel, desenhem e recortem três círculos das mesmas cores. Dentro de cada um dos círculos, escrevam os número de um a três na ordem em que as cores aparecem na canção: primeiro azul, em seguida, amarelo, e o terceiro é o vermelho.
Quando os número 1, 2 e 3 aparecerem na canção, as crianças encostam no círculo correspondente. No momento em que for dita a cor azul, elas devem pegar o círculo azul com o número 1 e colocar dentro do ovo azul, o mesmo se repete com o amarelo e o vermelho.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 17/06/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74