Por Daya Lima
Criado em 19/03/21
Fotos: Reprodução / Divulgação
Durante a pandemia, a tecnologia vem sendo uma grande aliada no combate à pandemia, principalmente em locais do país onde o acesso à rede de saúde pública não é tão fácil. Entre muitas iniciativas que surgiram, dois aplicativos têm chamado a atenção: Atende em Casa e Aprenda em Todo Lugar. Os projetos estão disponíveis gratuitamente em diversos estados do Brasil, por meio do investimento da Universidade UNINASSAU, instituição mantida pelo grupo Ser Educacional, que visa firmar parcerias com as prefeituras municipais e os governos estaduais para implantação das soluções em seus respectivos territórios.
O aplicativo permite que médicos e enfermeiros orientem pacientes à distância por meio de videochamadas. O app foi desenvolvido pelo consórcio das empresas Pitang Consultoria, Sunrise, Brainy Resolution e Fábrica de Negócios, com infraestrutura do Google Cloud.
Ao acessar o aplicativo, o paciente deve preencher um formulário que vai indicar a gravidade dos sintomas. Se forem leves, será recomendado que a pessoa fique em casa e o paciente será acompanhado por duas semanas com mensagens diárias. Já em casos de sintomas graves, o paciente poderá fazer uma videochamada ou ligação por voz com um médico para receber orientação e ser encaminhado a uma unidade de saúde, caso seja necessário. O serviço de videochamada funciona das 7h às 19h.
A iniciativa surgiu no Recife e, por enquanto, está disponível também nos municípios pernambucanos de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru e Serra Talhada. O objetivo é que em breve o serviço possa ser expandido também para outras cidades e estados do Brasil. Para utilizar a plataforma basta acessar o site www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o aplicativo Atende em Casa, disponível apenas para o sistema Android.
A plataforma é voltada para profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e oferece conteúdos técnicos e científicos para auxiliá-los sobre a utilização dos EPIs e as atualizações nos protocolos de atendimento durante a pandemia, assim como outros conteúdos importantes disponíveis em vídeo aulas e textos. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado de Pernambuco, e patrocinado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e o Ser Educacional. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 19/03/21. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74