O alistamento militar para jovens que completam 18 anos em 2022 já começou na cidade de São Paulo. O alistamento é obrigatório para todos brasileiros, natos ou naturalizados, sejam eles cisgêneros ou transgêneros. Para homens trans, o alistamento deve ser feito a partir da atualização dos documentos, entre os 18 e 45 anos. O prazo para se alistar se encerra no dia 30 de junho.
O processo de alistamento deve ser feito pela internet, através do site feito exclusivamente para o alistamento, na aba “Quero me alistar”. Também é preciso ter em mãos nome completo, CPF, documento de identidade, e-mail, celular e cadastro no site do governo federal. O alistamento também pode ser feito pelo aplicativo “Exército Brasileiro”.
Caso não cumpra com o alistamento, o jovem terá que pagar uma multa de R$ 5,24 e, enquanto não regularizar o processo, não poderá emitir passaporte, ingressar ou ocupar cargos públicos, matricular-se em Instituições de Ensino, requisitar carteira de entidade de classe e receber prêmios de loterias federais.
Leia mais: Programa Jovem Aprendiz ajuda a ingressar no mercado de trabalho