A partir de 2021 vai ser possível tomar água grátis em restaurantes da cidade de São Paulo. O prefeito Bruno Covas sancionou no começo do mês o projeto de lei que obriga bares e restaurantes da capital a oferecerem água filtrada sem cobrar nada a mais por isso.
A partir de setembro de 2021, os estabelecimentos deverão incluir a oferta de água no cardápio, de modo visível, informando os consumidores sobre sua oferta. Pelo texto, os bares e restaurantes que não respeitarem a determinação poderão receber multas de até R$ 8 mil em caso de reincidência.
De autoria dos vereadores Adolfo Quintas e Xexéu Tripoli, as justificativas para a criação do PL 450 foram a quantidade de resíduos gerada pelas garrafas de água, o custo da água engarrafada e a saúde da população. “Como o custo da água mineral engarrafada está elevadíssimo em restaurantes, bares e estabelecimentos congêneres da capital, os consumidores que ainda podem e/ou necessitam frequentar esses estabelecimentos estão deixando de consumir água para reduzir o valor final da conta”, traz a justificativa do projeto.