Da Redação
Criado em 07/04/20
Fotos: Reprodução / Divulgação
Nos últimos dias, na internet, na televisão e no seu whatsapp só dá elas: as máscaras de tecido para se proteger do coronavírus (Sars-CoV-2). E você deve estar se perguntando: afinal, máscaras de pano funcionam ou não? Elas protegem do coronavírus? Quem deve usar e quando? Devo comprar para minha família? Seremos obrigadas a usar? Até a semana passada o Ministério da Saúde do Brasil (e de outros países) tinham uma recomendação clara: não utilizar máscaras de pano. Isso mudou? Por quê? Para tirar essa e outras dúvidas preparamos um “Perguntas e Respostas” sobre as máscaras de pano, com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e do Ministério da Saúde. Entenda porque a máscara de pano não protege você de pegar coronavírus e tire todas as suas dúvidas. Confira!!
Porque o Ministério da Saúde mudou a recomendação do uso das máscaras de pano?
Porquê não há máscaras N95 ou cirúrgicas para atender a toda a população e para tentar reduzir a transmissão por indivíduos sem sintomas. No início de março, quando a pandemia registrava os primeiros casos no Brasil, houve um momento de histeria que provocou uma grande demanda por máscaras cirúrgicas, não só no Brasil mas no mundo todo, o que gerou escassez de máscaras para profissionais de saúde – a ponto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar uma prorrogação da validade de uso das máscaras N95, dentro de balizas técnicas e de segurança.
Além disso, naquele momento, a transmissão ainda não era comunitária e não se sabia tanto sobre a transmissão, nem que boa parte dos casos é assintomático. Para se ter ideia, há alguns estudos que apontam que a 60% das transmissões podem ser feitas por pessoas sem sintomas, daí a importância de tentar conter essa transmissão via isolamento, e agora com as máscaras.
Como não há máscaras adequadas para toda a população no País nesse momento, a máscara de tecido surge como uma opção que não é a melhor, tecnicamente, mas é a possível no atual cenário. Sendo assim, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, decidiu então recomendar, em coletiva de imprensa no último dia 1º de abril, que a população que estiver sem sintomas utilize máscaras caseiras ao sair de casa, como uma proteção complementar.
E não foi só o nosso Ministério da Saúde que mudou de ideia sobre as máscaras de tecido. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) também está recomendando oficialmente a máscara de pano (veja aqui).
Quem deve usar máscaras cirúrgicas, e quem deve usar as de pano?
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda que as máscaras cirúrgicas e as máscaras N95 devem ficar restritas para os profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença, e para pacientes com coronavírus e seus cuidadores. Para a população comum, a SBI defende que o uso de máscaras cirúrgicas deve ser limitado apenas a quem apresenta sintomas – pessoas com sintomas respiratórios, como tosse e espirro.
As máscaras do tipo N95 são as mais eficientes, pois bloqueiam pelo menos 95% das gotículas expelidas pelos doentes e formam uma vedação hermética sobre a boca e o nariz do usuário. As máscaras cirúrgicas convencionais são mais simples, mas servem para impedir respingos, e podem ajudar a evitar contaminação por germes.
A SBI recomenda, sempre que possível, o uso da máscara cirúrgica durante a permanência do profissional no serviço de saúde ou hospital e a troca das mesmas quando estiverem sujas ou úmidas. A SBI ressalta que profissionais de saúde não podem em nenhuma circunstância utilizar máscaras de pano.
As máscaras de tecido funcionam? Elas me protegem do coronavírus?
Não, a máscara de tecido não impede você de pegar o Covid-19. Segundo nota oficial da Sociedade Brasileira de Infectologia, ela não protege o usuário pois não possui capacidade de filtragem, é uma barreira mecânica que serve para evitar que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies, reduzindo a disseminação do vírus por indivíduos assintomáticos ou pré-sintomáticos, mas não evitando que a pessoa com a máscara se contamine.
Ou seja, se você tiver o vírus e não tiver sintomas, ela pode ajudar a reduzir as chances de você transmitir o vírus para outras pessoas. Sendo assim, a máscara de tecido não protege você da doença, mas pode proteger outras pessoas de serem contaminadas por sua saliva, por exemplo, que pode conter o vírus e você não sabe pois não tem sintomas.
Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que as máscaras caseiras devem ser um complemento: “A máscara sem filtro é menos eficaz do que lavar as mãos ou permanecer longe de outras pessoas no controle de novos casos da Covid-19”, reforçou a OMS.
E mais: se não for usada, manuseada e higienizada corretamente, a máscara acaba sendo um facilitador de infecções.
Como usar corretamente a máscara de tecido?
O uso da máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhado. Como a máscara de pano não tem o poder de filtrar, enquanto estiver vestindo a máscara, evite tocar olhos, nariz e boca. O vírus pode estar exatamente ali, na frente, e ao tocar ele pode ser fixar na máscara que vai facilitar a entrada.
Sempre remova a máscara pela parte de trás, pois a parte externa pode acumular sujeiras, partículas e gotículas que podem conter vírus diversos e germes, não só o coronavírus, por isso não é recomendável baixar a máscara para o pescoço e depois colocar de volta no rosto, muito menos descer a máscara abaixo do nariz e depois retornar na posição original. Ela deve ser colocada uma vez sobre nariz boca e queixo e o ideal é não tocar mais nela.
Você pode ficar com a mesma máscara por no máximo duas horas, então se for ficar mais tempo fora de casa, leve uma sacola com vedação, de preferência, para depositar a máscara suja, e leve máscaras novas para trocar. É preciso trocar a máscara quando ela ficar úmida e lavá-la todos os dias.
Como limpar sua máscara de pano?
O Ministério da Saúde recomenda higienizar sua máscara da seguinte maneira: quando chegar em casa, deixe de molho em água sanitária por 30 minutos. Aí, é só realizar o enxágue, deixar secando e passar o ferro quente. A máscara de pano deve ser guardada em um saco plástico e descartada ao sinal de deterioração ou funcionalidade comprometida.
Importante: apenas a máscara de pano pode ser lavada. As máscaras cirúrgicas e a N95 não podem ser lavadas nem reutilizadas.
Como fazer sua máscara de tecido?
O Ministério da Saúde fez um passo a passo pra ajudar você a fazer sua máscara e aprender a cuidar e higienizar:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 07/04/20. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74