Por Denise Oliveira

Criado em 16/02/23

Foto: Freepik

Acidentes domésticos: como tornar a brincadeira das crianças mais segura?

Compartilhe

Quem tem criança pequena em casa sabe que elas são curiosas e, quando têm tempo livre, adoram criar novas brincadeiras.

É nessas horas que os pais devem redobrar a atenção para que os pequenos não se machuquem; reparar se há objetos cortantes por perto; fios que podem dar choque, entre outros cuidados básicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Todos os dias, mais de 300 crianças são internadas por motivos acidentais no país.

A maior parte desses casos pode ser evitada com medidas simples de prevenção.

Leia Mais: Acidentes domésticos com crianças dobram na pandemia

Cuidados básicos em casa

A Associação Brasileira Das Empresas De Sistemas Eletrônicos De Segurança (ADT) reúne algumas dicas básicas para evitar acidentes domésticos e deixar a residência mais segura.

  1. Dar preferência às bocas de trás do fogão para evitar que a criança se queime;
  2. Colocar protetores nas tomadas para evitar que as crianças coloquem o dedo e evitar que levem choque;
  3. Dar preferência aos móveis com cantos arredondados;
  4. Evite cortinas com puxadores que possam causar enforcamento;
  5. Coloque grades ou portões de proteção no topo e na base das escadas;
  6. Mantenha os medicamentos e produtos fora do alcance das crianças;
  7. Não deixe brinquedos espalhados pela casa para evitar tropeços;
  8. Os corredores devem estar sempre iluminados durante a noite ou possuir piso antiderrapante, sem objetos que atrapalhem a circulação.

Leia Mais: Todo cuidado é pouco: 9 dicas para prevenir acidentes domésticos com as crianças

Mas como evitar acidentes dentro e fora de casa?

O projeto “Campanha Criança Segura de Prevenção a Acidentes”, desenvolvido pela ONG Criança Segura, patrocinado pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), traz uma série de materiais com recomendações para os pais sobre como tornar o cotidiano dos filhos mais seguro.

A campanha alerta para que os responsáveis realizem uma vistoria das condições de segurança do local antes de permitir que a criança brinque no ambiente.

A regra vale tanto para a própria casa quanto para as viagens de férias, quando os pais ficam hospedados com as crianças em hotéis, resorts ou na casa de alguém da família.

É importante fazer um pente-fino em todos os cômodos para evitar que acidentem. Certifique-se de que não há objeto ou produto e remédios ao alcance das crianças.

Em relação aos locais de hospedagem, como hotéis, casas e pousadas, observe se as janelas possuem grande ou redes de proteção.

Leia Mais: Crianças em casa: confira as dicas do Ministério da Saúde para evitar acidentes domésticos

Inspeção dos brinquedos

Tem criança que faz coleção de brinquedos. Mas será que todos eles estão em condições adequadas para os pequenos brincarem?

Segundo a ONG, os pais podem separar um tempo para olhar os brinquedos dos pequenos para ver se alguma peça está prestes a se soltar. Existem partes quebradas como pontas afiadas que podem machucar.

Se encontrar algum brinquedo nestas condições, conserte ou mantenha fora do alcance dos filhos até que esteja seguro.

Outra atenção que os pais devem ter é quanto à restrição de idade na hora de comprar um presente. Existem brinquedos com peças muito pequenas que a criança pode levar à boca por curiosidade e engolir sem querer.

Tem piscina em casa? Supervisão constante

Para quem quer se refrescar com as crianças no verão, seja na praia, piscina ou rio, os cuidados devem ser redobrados.

De acordo com a ONG, equipamentos como colete salva-vidas e boias podem furar ou não estabilizar corretamente a cabeça da criança.  Ou seja, o equipamento usado isoladamente não garante a segurança criança, é preciso supervisionar a todo momento.

Nestes casos, se tiver em locais públicos, os pais devem sempre observar se há salva-vidas no local. Se tiver em casa, lembre-se de equipar a piscina com dispositivos para aumentar a segurança, como grades de proteção.

Observe também brincadeiras perigosas na piscina, evitando que as crianças se machuquem.

Leia Mais: Esfriou? 10 hotéis com piscina aquecida para viajar com as crianças em SP

Skate, bicicleta e patins: nunca esqueça os equipamentos de segurança

Se os pequenos forem aproveitar o tempo livre em casa para andar de bike, patins ou skate no fim da tarde, os equipamentos de segurança devem sempre acompanhá-los. Capacetes, joelheiras e cotoveleiras podem evitar lesões graves.

Fontes: ONG Criança Segura e Associação Brasileira Das Empresas De Sistemas Eletrônicos De Segurança (ADT).

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 16/02/23. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74