ACESSE: GUIA EXCLUSIVO SPPC DO NATAL 2019 EM SP
As férias chegaram! E agora, o que fazer de bom com as crianças??? Calma que você não é o único ou única com esse problema. Além da infinidade de passeios que indicamos diariamente em nossa plataforma, também há soluções para quando os pequenos saem de férias antes dos pais. Afinal, o que fazer: pedir ajuda pra vovó, pra titia, pra madrinha? Há quem reveze com a vizinha ou contrate uma babá, mas serão essas as únicas soluções?
Sabemos como brincar nos períodos de pausa da escola é essencial para o desenvolvimento infantil. Mas infelizmente muitos pais trabalham e não têm como delegar certas funções aos parentes e amigos por longos períodos, nem contam com assistentes a quem recorrer. Nessas horas, os acampamentos de férias podem ser uma ótima opção!
Na nossa lista tem até opção premiada pela Discovery Channel e baseada em Steven Spielberg, para não falar do acampamento que foi escolhido para ser o cenário de Carrossel: O filme, com Larissa Manoela (bacana, né?), e do Paiol Grande, o mais antigo do Brasil, com 70 anos de tradição.
Os acampamentos oferecem recreações variadas, de acordo com a faixa etária da criançada, além da interação social, do contato com a natureza, da prática de esportes e de oficinas que vão desde artes e danças até experiências gastronômicas. Falando em interação social, geralmente os pacotes incluem a famosa estadia em quarto coletivo (coisa que a criançada ama!); além, é claro, de alimentação e transporte.
Você sabia que 98% das famílias que optaram por acampamentos de férias gostariam de repetir a experiência? Os dados são da própria ABAE – Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.
Há opções para crianças a partir de 4 anos e adolescentes de até 17, com pacotes que cobrem um dia ou duas semanas; alguns ficam a apenas 40 km de distância da capital. Uma dica: se o seu pequeno ou pequena nunca acampou antes, comece devagar, escolhendo um período curto de adaptação (já ouviu falar na opção Day Use, para um dia só?).
Em muitos casos você também pode, se quiser, ligar e falar com a criança todos os dias, além de contar com a segurança e até seguro-saúde que muitos dos acampamentos oferecem. Também há espaços que praticam a divisão por gênero e idade.
Finalmente, a fim de ajudar na pesquisa de valores e opções, nós do São Paulo Para Crianças preparamos algumas dicas de opções bem especiais, dá só uma olhada na lista que segue.
Leia mais: Vem Verão! Day Use de hotel é opção para as famílias que estarão em São Paulo nas férias de janeiro
Acampamento Casa de Chocolate (Vinhedo – 75 km da capital)
Piscinas, tirolesa, arvorismo, parede de escalada, cama elástica, spiribal, waterball, campo de futebol, quadras poliesportivas e de areia, festas temáticas… Estas são apenas algumas das opções. A ideia é proporcionar recreação e aprendizado.
Águias da Serra (SP – a 40 km do Aeroporto de Congonhas)
Este oferece acompanhamento “ao vivo”: por meio de um grupo fechado no Facebook, é possível acompanhar fotos e vídeos durante todo o dia. Além de ser um dos mais próximos de SP, foi o cenário para o filme “Carrossel”, baseado na novela do SBT (vale lembrar que os sets de filmagem permanecem por lá, para visitas). Ele possui gerador de energia e água potável em todas as torneiras. As atrações vão de Quadribol (é isso mesmo, o esporte de Harry Potter), e piscina de lama até visitas ao borboletário, que é o maior de rede privada do país.
Leia mais: Start Arte Macunis tem programação infantil de férias durante todo o mês de janeiro
Acampamento de Férias IsWe (Porto Feliz – 115 km da capital)
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e trabalhar a responsabilidade, liderança e convívio social dos visitantes por meio de atividades esportivas e culturais, essa opção é voltada para os interessados entre 7 e 17 anos de idade. Além disso, como o importante é se divertir, o espaço também oferece atrações temáticas como a noite da pizza e a noite do hotdog!
Sítio do Carroção (Tatuí – 140 km da capital)
Eleito ‘O Melhor da América Latina’ pelo Discovery Channel, trata-se de um verdadeiro resort pedagógico, inspirado no espírito aventureiro de autores/artistas clássicos do gênero, como Monteiro Lobato, Júlio Verne, Mark Twain e (por que não?) Steven Spielberg. As aventuras incluem caverna, ossadas de dinossauro, aquário de jacarés, labirinto gigante e um campo de futgolf (o nome já diz tudo, né?). Há descontos para irmãos e para moradores da cidade.
Leia mais: Férias na praia! Hotel em Cambury tem teatro com bichos de verdade e brincadeiras ao ar livre
República Lago (Leme – 190 km da capital)
Uma temporada no RepLago nunca é igual à outra! Desta vez haverá oficinas gastronômicas, atividades náuticas, oficinas com ioiô, uma festa inspirada no Carnaval de Olinda (Recife), além de arco e flecha e das atrações em torno do próprio lago que dá nome ao local.
Ecologic Park (Piracicaba/Charqueada – 155 km da capital)
Aqui a criançada lida com dinossauros gigantes espalhados pelo local. A “Jurassicamp” traz uma viagem no tempo até a era desses bichos pré-históricos; já a “Usina Reciclar 4D” vem com a maior atração em Chromadepth do país. Além disso, são competições, atividades recreativas, oficinas, eventos especiais e sociabilização. O local também conta com enfermeiros e vigilantes 24h por dia, e aceita interessados de 6 a 16 anos.
Acampamento Peraltas (Brotas – 250 km da capital)
Além das gincanas, jantares temáticos, jogos de cooperação/raciocínio, acampamento noturno e muitas aventuras, o tema deste ano serão os “Heróis & Vilões”. Voltado para crianças e adolescentes entre 4 e 16 anos.
Acampamento Aruanã (Embu-Guaçu – a 50 km da capital)
O nome do espaço vem do tupi antigo. Por isso mesmo, aqui o objetivo é resgatar o contato com a natureza e o convívio com outros acampantes, além de proporcionar novas amizades, transmitir conceitos valiosos para o desenvolvimento integral do ser humano, respeitando o meio ambiente, os amigos e os seus próprios limites, bem como o do próximo. Essa opção oferece banheiro privativo com aquecimento central e 1 monitor para cada 6 acampantes. Aceita interessados de 5 a 17 anos.
ACM – Associações Cristãs de Moços (Ibiúna – a 70 km da capital)
Sem conotação religiosa, a frente de acampamentos da ACM visa a promover o contato com áreas verdes e a diversão com a prática de esportes de aventura. Além disso, há contação de histórias ao redor de fogueiras, rodas de violão, jantares temáticos e várias gincanas. Toda a programação está embasada em atitudes de liderança, dentro das seguintes premissas: seja apaixonado, consciente, corajoso, realista, pioneiro, pontual, unido, persistente e orgulhoso de suas conquistas. Aceita interessados de 5 a 12 anos.
Paiol Grande (São Bento do Sapucaí – a 130 km da capital)
Este é simplesmente o primeiro acampamento do Brasil, e já conta mais de 70 anos de história, com sua filosofia de educar brincando, onde acampantes de 4 a 17 anos podem participar de todas as atividades e aproveitar as férias de maneira educativa, além de se divertirem, fortalecendo valores como sustentabilidade, amizade e respeito que são levados para a vida inteira. Atende interessados de 4 a 17 anos.
Leia mais: Férias no clube: “Janeiro de Aventuras” oferece atividades esportivas para crianças no Esperia
Acampamentos de férias 2019
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: As datas e horários variam conforme os acampamentos e pacotes escolhidos. Há opções de um dia até duas semanas de estadia.
Preços: Os valores variam conforme os acampamentos e pacotes escolhidos. Há opções a partir de R$ 225 para um dia.