A partir de sexta-feira, dia 16 de agosto, a 12.a edição do Festival Paulista de Circo vai levar para Piracicaba nada menos que 50 atrações gratuitas para alegrar toda a família e, claro, as crianças! Tem palhaços, números aéreos, apresentações de equilíbrio, manipulação de objetos, danças e banda ao vivo. Entre os destaques Karaokê da Palhaça Rubra, o Gran Circo Stopim da Cia dos Palhaços e Globo da Morte do Circo Miller. O festival vai até domingo, dia 18. As apresentações acontecem no Engenho Central de Piracicaba e nos bairros Água Branca e Parque dos Eucaliptos.
O Festival Paulista de Circo é realizado pela Associação Paulista de Amigos da Cultura em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e a Prefeitura de Piracicaba. O objetivo é resgatar a tradição dos circos e colocar os diferentes grupos em contato.
Se liga na programação:
Local: LONA PIOLIN
Apresentador: Kerson Formis. Capacidade: 900 Lugares
Sexta–feira, 16 de agosto
- 20h – Abertura – Festa no Picadeiro
Classificação: livre. Duração: 80 minutos
Sábado, 17 de agosto
- 14h30 – Cabaré Sabatino Bros com Irmãos Sabatino
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
Um cabaré comemorativo, que marca os 10 anos de pesquisa da Cia. Irmãos Sabatino, números aéreos virtuosos e seletos escolhidos para essa grande festa. Reforçando o conceito da companhia: “Quem não voa com asas, voa com calos” o espetáculo possui números de Barra fixa, trapézio duo, báscula, pêndulo humano, improvisos e palhaçadas com convidados para lá de especiais.
- 17h30 – La Gran Arena com Arena Circus
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
A arte circense é uma das mais antigas da história da humanidade e este espetáculo mostra a importância do resgate dos valores desta tradição. O Show “GRAN ARENA” é inspirado nos anos 40 contando a história do Circo. O espetáculo inicia com um cortejo com os artistas e a fanfarra de músicos no qual o elenco convida o público para assistirem ao Gran Arena Circus recém instalado na cidade. Uma mulher misteriosa de nome Rosalinda se apresenta querendo se incorporar na trupe do circo, com o tempo a tal se revela como uma grande atração.
- 20h30 – As Voltas Que o Mundo Dá, da Cia K
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
Domingo, 18 de agosto
- 14h30 – Rudá um Sonho Real com Circo Rudá
Classificação: livre. Duração: 72 minutos
- 17h – Rudá um Sonho Real com Circo Rudá
Classificação: livre. Duração: 72 minutos
Rudá – Um Sonho Real é um espetáculo circense que resgata brincadeiras de rua, mostra uma época em que vivíamos soltos e conhecíamos todo o nosso quarteirão. Conta a história de um personagem que revive encontros e despedidas gravados em sua memória em uma época que não éramos perseguidos pelo relógio.
- 20h30 – Cabaré LaMínima com Cia. La Mínima
Classificação: Não recomendado para menores de 6 anos. Duração: 50 minutos
Local: LONA ARRELIA
Apresentador: Palhaço Tico Toco
Capacidade: 600 Lugares
Sexta–feira, 16 de agosto
- 10h – Mistureba com Nostalgia e Tradição (Apresentação para escolas)
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
“Mistureba”, projeto idealizado por Lara Camargo, é um espetáculo circense que resgata a história do circo, mesclando as variáveis vertentes dessa arte que encanta crianças e adultos. Do circo tradicional ao mais moderno grupo “Nostalgia e Tradição” mostra que há espaço para todo mundo se divertir. Os palhaços Pipoquinha e Risadinha vão animar o espetáculo que ainda terá números de malabares, lira, faixa, tecido e muito mais.
Sábado, 17 de agosto
- 14h – A Brincadeira Contínua da Cia. Tem Sim Sinhô
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
A brincadeira Continua – é um espetáculo de brincantes como um teatro de revista, intercalando cenas de palhaços com números de equilíbrio e mágicas; o repertório musical conta com cantigas de palhaços e músicas populares. É mágico, simples e belo o encanto dos bonecos de reisado que dança e brinca com o público que já está envolvido com as músicas ao som da sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo. Um circo sem lona, onde os Palhaços Siriguela, Lemuel e Alecrim, com suas brincadeiras singelas e atrapalhadas, encantam e arrancam gargalhadas de todo as idades.
- 16h – Casasa da Cia Kawa
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
Um espetáculo que traz à cena a comicidade e o teatro físico e agrega as habilidades circenses dos artistas André Sabatino e Mariana Maekawa. Cenas divertidas colocam em xeque os conceitos e paradigmas de um casal perfeito, mostrando quem nem tudo é como nos contos de fada. Malabarismo, equilibrismo, acrobacias, parada de mão, dança e bicicleta acrobática completam o espetáculo.
- 19h – Concerto em Ri Maior da Cia. dos Palhaços
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
Uma comédia musical que surgiu em 2005 a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Na peça, o maestro e palhaço Wilson Chevchenco apresenta um concerto baseado em sua origem russa e conta com a ajuda de Sarrafo, seu fiel amigo, para executar as obras de sua família e ser compreendido pela plateia, já que não fala o idioma português. O concerto conta ainda com um coral, que é integrado pelo público. Também são utilizados vários instrumentos como piano, violão, acordeom, gaita, castanholas e harmônica. A peça tem muita música, dança, improvisação, participação da plateia e, claro, muita palhaçada.
Domingo, 18 de agosto
- 13h30 – Karaokê da Palhaça Rubra com Palhaça Rubra
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
- 16h – Circo Caravana com Caravana Tapioca
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
O excêntrico casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, apresenta um espetáculo de variedades circenses com as melhores atrações que encontraram em suas apresentações pelo mundo. O grande faquir encantador de serpentes e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar pessoas de todas as idades. Música ao vivo, malabarismo e comicidade embalam essa fantástica viagem ao mundo do circo
- 19h30 – Cabaré CyrKlos da Cia Tempo Cyr Whell
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
O cabaré da Cia Tempo Cyrklos é um espetáculo inovador, que une diferentes artistas com técnicas das mais variadas. Um apresentador cômico que traz nas suas entradas esquetes e falas divertidas, além de se apresentar com o seu número de palhaço bailarino. O apresentador faz o fio condutor do espetáculo e convida para o picadeiro os artistas para seus números de alto desempenho e virtuose. O espetáculo conta com diferentes disciplinas circenses, tais como números de Mão a Mão, malabarismo, dança com bambolês, contorcionismo, acrobacias e pirâmides, roda cyr, magia e dança palhaços contemporâneos e muito mais.
Local: LONA PIMENTINHA
Apresentadora: Palhaça Chiquita
Capacidade: 300 Lugares
Sexta–feira, 16 de agosto
- 10h – Palhaços, a Velha e Boa Gargalhada do Circo e Teatro Gelatina (Apresentação para escolas)
Classificação: livre
- 14h – Circo a Céu Aberto com Palhaço Piter Crash (Apresentação para escolas)
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
Com cenário que simula um picadeiro de circo tradicional e trilha sonora ao vivo, o palhaço Piter Crash resgata a atmosfera poética do encontro, do aplauso e do riso. Ao lado de seus fiéis escudeiros, recria números inspirados em esquetes clássicas e revela a potência de um humor em estado puro.
Sábado, 17 de agosto
- 13h30 – Show de Mágicas e Palhaçadas com Palhaço Bochecha
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
Apresentação solo do Palhaço Bochecha; lúdica e interativa de ponta a ponta. Com participação especial do carismático Bob, seu amigo guaxinim (boneco de pelúcia que apronta um bocado). Mágicas, Brincadeiras e Alusões ao Universo Circense tradicional preenchem o roteiro de 60 minutos com muito humor e alegria.
- 16h30 –The Bigosty Show da The Bigosty Show
Classificação: livre. Duração: 40 minutos
THE BIGOSTY SHOW’S é um espetáculo circense musical para toda a família, que traz a essência dos shows de variedades dos anos 40 e 50, onde a figura do showman representava a multidisciplinaridade dos artistas daquela época. As improvisações humorísticas permeiam a dramaturgia, trazendo um frescor ao espetáculo que revisita antigos números circenses.
- 19h30 – Fábrica de Brinquedos da Cia LaMala
Classificação: livre. Duração: 45 minutos
Através de técnicas circenses e do teatro físico a Cia Lamala cria o ambiente de um laboratório, onde são criados brinquedos e mecanismos que os animam. Um inventor maluco, seus brinquedos inusitados e uma boneca que tem vida, e surpreende até mesmo seu criador, todos interagindo de maneira lúdica e proporcionando uma deliciosa e mágica visita ao imaginário infantil.
Domingo, 18 de agosto
- 13h30 – Circo Sem Fronteiras com Palhaços Sem Fronteiras
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
Espetáculo circense para crianças e adultos, um misto de diversão e comicidade, o espetáculo de variedades “Circo Sem Fronteiras” é composto por números do repertório dos Palhaços Sem Fronteiras, habilidades circenses e humor físico. O Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização que trabalha com palhaços e artistas circenses profissionais apresentando em áreas de crise humanitária. Esse espetáculo é constantemente apresentado nos projetos internacionais e nacionais, como nos trabalhos realizados em: El Salvador, Colômbia, México, Altamira – Para, Ocupa Riso – SP, Refugiado – SP e na Cracolândia.
- 16h – Circo Malabarístico com Irmãos Becker
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
- 20h – No Pocket – Um Espetáculo para Todos os Bolsos do Coletivo Nopok
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos é um espetáculo de circo que utiliza as charlas clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de gags e cenas cômicas. Este espetáculo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da sua dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.
Local: PALCO FIGURINHA
Apresentador: Nelson do Bigodinho
Sábado, 17 de agosto
- 13h30 – O Guru – Mágica, Adivinhação e Malabarismo do Circo de Xullé
Classificação: livre. Duração: 20 minutos
Dois artistas mequetrefes, Pirulito e Edufina descobrem um circo em falência e decidem aproveitar a oportunidade para se promoverem, porém, como o circo está com grandes dificuldades, apenas um deles poderá ser contratado. Para o internacional não reconhecido Circo de Xullé. Entre mágicas, palhaçaria, malabarismo e algumas trapaças, o público se surpreenderá com o final desta história.
- 14h – Ilusionismo Teatral com Mágico Deck
Classificação: livre. Duração: 40 minutos
Uma viagem para o mundo da mágica, trazendo os clássicos da mágica com poesia humor e emoções. Mágica arte de encantar e emocionar fazendo o quem assiste o personagem principal.
- 15h – Gran Circo Stopim da Cia dos Palhaços
Classificação: livre. Duração: 45 minutos
Uma homenagem aos grandes circos que já existiram, reunindo acrobatas, malabaristas, domadores, mágicos, poodles amestrados, bailarinas, homem-bala, músicos e apresentadores, todos interpretados por apenas três palhaços: Sarrafo, Tinoca e Wilson.
- 16h – Malabares da Cia Braquiara
Classificação: livre. Duração: 7 a 10 minutos
Um número de extrema habilidade malabarística está pra acontecer, quando duas palhaças percebem que estão com os figurinos trocados. E agora?
- 16h20 – A disputa, o caçador e o mergulho do Circo de Xullé
Classificação: livre. Duração: 20 minutos
Dois artistas mequetrefes, Pirulito e Edufina descobrem um circo em falência e decidem aproveitar a oportunidade para se promoverem, porém, como o circo está com grandes dificuldades, apenas um deles poderá ser contratado. Para o Internacional não reconhecido Circo de Xullé. Entre mágicas, palhaçaria, malabarismo e algumas trapaças, o público se surpreenderá com o final desta história.
- 16h40 – El Chicote da Cia Braquiara
Classificação: livre. Duração: 7 a 10 minutos
Duas palhaças utilizam a tradicional técnica do chicote numa demonstração de habilidade e precisão, criando uma tensão no público… e nelas também. Será que conseguem?
- 17h – O Homem Banda
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
“Quando ao longe surge um harmonioso acordeom acompanhado de chocalhos, pratos, bumbos e apitos e imagina-se que aí vem a banda… E vem mesmo, mas não uma banda comum, mas sim uma banda inteira orquestrada apenas por um homem só! É ele quem chega, MauroLauroPaulo, um músico inventor que traduz sua profunda inquietude através de uma parafernália cheia de sonoridades!”
Domingo, 18 de agosto
- 13h30 – O Homem que vira frango – Cia Moscas Volante
Classificação: livre. Duração: 20 a 30 minutos
Após extensivo treinamento em técnicas orientais de transmutação corpórea, Nélson do Bigodinho se torna o único ocidental capaz de virar frango ao vivo. Será que o público vai acreditar nesse tremendo charlatão?
- 14h – À Beira com Jan Leca
Classificação: livre. Duração: 7 minutos
Em face de cada grande decisão mora um abismo. Já sentiu a vertigem? Através da técnica de corda bamba, o equilibrista envolve o público em uma história de transformação. Entre o chão e a corda, leveza e tensão, o personagem descobre na instabilidade o seu conforto
- 14h20 – Abracadabra – A Vida é Mágica com ROKAN, o Mágico dos Dedos de Ouro e Ranny
Classificação: livre. Duração: 50 minutos
O Espetáculo “ABRACADABRA – A VIDA É MÁGICA” apresentado por Rokan (o Mágico dos Dedos de Ouro) e Ranny, leva entretenimento de qualidade, propiciando momentos de lazer e encantamento à crianças e adultos, já que a linguagem da magia é bem aceita em todas as faixas etárias.
- 15h30 – O Zé – Palhaço Jeca
Classificação: livre. Duração: 10 minutos
O Palhaço Jeca vem para o picadeiro trazendo a alegria e a esperteza do matuto da roça, mostrando seus poderes mentais e fazendo um resgate da Cultura Popular Brasileira.
- 15h40 – Cinco Mil Anos de Circo – Cia Moscas Volantes
Classificação: livre. Duração: 20 a 30 minutos
As técnicas de circo mais incríveis são milenares. E todo esse conhecimento passa de geração em geração, de mestre para aluno, ao longo de milênios. E com a ajuda de Nélson do Bigodinho, a plateia poderá testemunhar um evento raríssimo no universo: o nascimento de um palhaço!
- 16h40 – À Beira, com Jan Leca
Classificação: livre. Duração: 7 minutos
Em face de cada grande decisão mora um abismo. Já sentiu a vertigem? Através da técnica de corda bamba, o equilibrista envolve o público em uma história de transformação. Entre o chão e a corda, leveza e tensão, o personagem descobre na instabilidade o seu conforto
- 17h – Tetéo um Palhaço por Vocação com Palhaço Tetéo
Classificação: livre
Local: TEATRO EROTIDES DE CAMPOS
Capacidade: 412 Lugares
Sábado, 17 de agosto
- 20h – Experiências Mágicas com Grupo Fundo Falso
Classificação: livre. Duração: 75 minutos
O espetáculo Experiências Mágicas diverte a plateia, desafia a imaginação, estimula o raciocínio, incita o pensamento e cria encantamento. Neste espetáculo os números apresentados são escolhidos a partir da interação com o público. O espetáculo parte do improviso com números de mágica e comicidade, fazendo a obra ser diferente a cada apresentação. O artista aborda a lógica e a coloca em cheque, num clima de diversão e interação despretensiosa e surpreendente.
Domingo, 18 de agosto
- 20h – O Retorno do Homem Mente com Cia Caixa Mágica
Classificação: Recomendado a partir de 10 anos. Duração: 55 minutos
A Cia Caixa Mágica, traz aos palcos seu mais inovador e original projeto: “O retorno do Homem Mente“ conta a estória de um entertainer que busca atrações inéditas para seus espetáculos pelo mundo e, dessa vez, traz aos palcos um homem cheio de poderes mentais inacreditáveis e surpreendentes, mas que não consegue se readaptar ao mundo do show business. O que começa com uma relação complicada entre o entertainer (e seu gosto estético duvidoso) e sua atração (um homem pródigo no conhecimento da mente humana), se transforma em uma história de rica interação e crescimento dos dois personagens. “O retorno do Homem Mente” é um espetáculo cheio de humor, superpoderes mentais, mistério, reviravoltas incríveis e a interatividade que torna o espetáculo diferente a cada apresentação!
Local: ESPAÇO EXTERNO
Sexta a domingo
- Das 9h30 às 20h
Intervenções Circenses. Classificação: livre
Tico Toco, Mestre de Cerimoniais da Lona Arrelia, responsável por receber e aquecimento de plateia, anunciando os respectivos espetáculos a serem apresentados.
Sábado, 17 de agosto
- 16h – Esquadrão Bombelhaço
Classificação: livre. Duração: 60 minutos
Um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para acabar com um incêndio que tomou conta do picadeiro. Um carro entra em alta velocidade com o esquadrão e seus equipamentos de combate ao fogo. A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.
- 21h30 – Cortejo Circo Calavera – Cumbia Calavera
Classificação: livre. Duração: 90 minutos
Grupo latino-americano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes vindos de diversos países -Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai, o grupo se apresenta de forma performática, baseada na iconografia da Fiesta de los Muertos do México.
- 21h50 – Dança Vertical com Cia Base
Classificação: livre. Duração: 15 a 20 minutos
O espetáculo performático vertical da premiada Cia Base, Flying Colors, coloca bailarinas e acrobatas flutuando, dançando e colorindo fachadas de prédios pontes e guindaste, fazendo o público inverter seu olhar para uma nova perspectiva de palco numa atmosfera mágica, colorida e surpreendente para as crianças e adultos.
Domingo
- 16h – Mira com De Pernas Pro Ar
Classificação: livre. Duração: 45 minutos
Raro são os trabalhos de dramaturgia para bonecos gigantes, o grupo de Teatro DE PERNAS PRO AR se aventurou a propor ao público um “olhar” aumentado, agigantado sobre nossas mais puras relações, é através das brincadeiras infantis, que este estranho mundo se revela “Mira, extraordinárias diferenças, sutis Igualdades”.
Local: TRAVE DE AÉREOS | GLOBO DA MORTE
Sexta–feira, 16 de agosto
- 19h30 – Força Capilar com Yasmin Camargo
Classificação: livre. Duração: 8 minutos
Força Capilar! Atração Especial para a trave ao ar livre… Com Auto Grau de Dificuldade e Adrenalina, embalado à muita Dança, Malabares e Acrobacias Aéreas a Artista leva Ao Pé da Letra a Frase “Força Na Peruca!”
- 21h30 – Globo da Morte
Classificação: livre. Duração: 3 minutos
Dois motoqueiros nas duas motos enfrentam o perigo da esfera metálica; coragem, habilidade e perigo no espetacular globo da morte
Sábado, 17 de agosto
- 15h45 e 17h30 – Iluminayê com Luara Bolandini (TRAVE)
Classificação: livre. Duração: 4 minutos
Iluminayê é uma performance aérea que evoca a energia do amor e da paixão. A brasilidade e o espírito festivo se expandem na ocupação do espaço aéreo em giros e voos.
- 17h e 21h45– Globo da Morte
Classificação: livre. Duração: 3 minutos
Dois motoqueiros nas duas motos enfrentam o perigo da esfera metálica; coragem, habilidade e perigo no espetacular globo da morte
Domingo, 18 de agosto
- 14h, 15h45 e 18h– Arco Reflexo Double Lira com Gêmeas Dias
Classificação: livre. Duração: 6 minutos
Biologicamente falando o Arco Reflexo é o impulso, desde a origem até a resposta do nosso corpo. Ele é responsável em transmitir ao nosso cérebro a dor, o calor ou o frio. Ao mesmo tempo, dentro de um arco, o reflexo das imagens que sensações podem transmitir? Ao nosso cérebro, à nossa percepção? A sincronia de pernas e braços seria mero instinto? O nosso corpo voluntariamente ou não reage aos estímulos. Sejam eles os movimentos, o giro que desnorteia, o avesso que confronta, ou a própria alma refletida do outro lado.
- 16h45, 18h30 e 21h30 – Globo da Morte
Classificação: livre. Duração: 3 minutos
Dois motoqueiros nas duas motos enfrentam o perigo da esfera metálica; coragem, habilidade e perigo no espetacular globo da morte
Local: BAIRROS
Sábado, 17 de agosto
- 11h – Xinfrin com Cia Pé de Cana
Local: Varejão Municipal – Avenida Thales Castanho de Andrade, 300 – Pq. dos Eucaliptos
Classificação: livre
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através do espetáculo contar histórias que viveu e aprendeu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos e pessoas que passaram, compartilhando de forma poética e muito divertida essas experiências com o público.
- 14h – Xinfrin com Cia Pé de Cana
Local: Centro Comunitário Bosque dos Lenheiros – Rua Pau Brasil, s/n – Bosque dos Lenheiros
Classificação: livre. Duração: livre
Domingo, 18 de agosto
- 11h – Xinfrin com Cia Pé de Cana
Local: Varejão Municipal Água Branca – Avenida Edna Rontani Bassete, 522 – Água Branca
Classificação: livre. Duração: livre
- 14h – Xinfrin com Cia Pé de Cana
Local: Vida Nova Piracicaba – Avenida Aureliano Fernandes de Araújo Neto, 571 – Vale do Sol
Classificação: livre. Duração: livre