Escola Superior de Artes Celia Helena
Criado em 05/08/19
Seja numa viagem de carro, na mesa durante o almoço, na escola ou até com os amigos em momentos de lazer, o celular se tornou uma extensão do corpo das crianças e jovens. Como arte-educadores, pedagogos, e pesquisadores teatrais, enfrentamos o desafio de entender os novos comportamentos gerados pelo advento da tecnologia e pensar em iniciativas e metodologias a partir do teatro que contribuam positivamente na formação de crianças como indivíduos, tanto em aspectos artísticos e culturais quanto pedagógicos e sociais.
Na “era do smartphone” e do estímulo desenfreado do uso de dispositivos eletrônicos, manter os filhos conectados à realidade pode ser uma missão difícil para os adultos em diversas situações. Mas não impossível. As práticas do teatro têm ganhado força entre as famílias que estão reavaliando as atividades dos filhos e limitando a quantidade de horas dos pequenos em frente às telas, ao mesmo tempo que buscam alternativas que ajudam na socialização, no crescimento emocional, no pensamento crítico e no exercício criativo.
Segundo um estudo divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de até cinco anos de idade não devem passar mais de 60 minutos por dia em atividades passivas diante de uma tela de smartphone, computador ou TV. O estudo mostrou que o tempo excessivo dedicado a aparelhos eletrônicos oferece riscos ao desenvolvimento em fase crucial de crescimento físico e emocional. A redução do uso ajuda a melhorar a qualidade do sono e permite que os pequenos tenham mais tempo para atividades físicas. A OMS também encoraja, independentemente da idade das crianças, a leitura e a contação de histórias.
Uma criança que tem apenas o celular como fonte de entretenimento pode ter dificuldade para se relacionar, se concentrar, dormir, fazer amizades ou até mesmo se colocar no lugar do outro. Já as crianças que praticam atividades artísticas exercitam a imaginação e o faz de conta, além de ampliar seu repertório de brincadeiras. Também há uma evolução muito grande em relação à sociabilidade, já que as artes – em especial o teatro integrado à outras esferas, como música, literatura, artes plásticas, circo e cinema – favorecem as trocas coletivas, algo que é tão raro na era digital.
É preciso incentivá-las a se desconectarem do online para se conectarem ao que é real: e a prática teatral é a melhor arte para fazer isso, pois estimula o olho no olho e a confiança no outro, o que ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a vida em sociedade. O desenvolvimento de atividades artísticas pelas crianças, fornece também um suporte em suas evoluções como indivíduos que sentem, pensam e vivem.
Veja as dicas que preparamos sobre os benefícios de estudar teatro na infância:
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Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 05/08/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
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