Fotos: Reprodução / Divulgação
Vamos empoderar nossos meninos e meninas? O projeto “As Clês contam as vozes femininas da América Latina” do Centro Cultural da Penha em agosto tem como tema central as grandes mulheres. As contações de histórias infantis e oficinas lúdicas acontecem sempre aos sábados e vão envolver figuras como Frida Kahlo, Violeta Parra, Pagu, Chiquinha Gonzaga e outras. Todos atividades são gratuitas.
No dia 13 de agosto, tem teatro, com a peça As Piratas. Duas meninas piratas constatam que a praia está suja e saem numa aventura para reverter a situação.
O Centro Cultural da Penha está ligado à Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e inclui o Espaço Cultural Mario Zan, Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Penna, Fab Lab, além de salas de ensaio e estúdios de gravação.
PROGRAMAÇÃO
3 de agosto, às 15h. As Clês contam Frida Kahlo
Alebrije e Pinhata, conhecidas como Clês, contam a história da artista plástica mexicana Frida Kahlo que precisou superar as adversidades de gênero e limitações físicas para produzir sua obra de tom pessoal e social.
10 de agosto, às 15h. As Clês contam Violeta Parra
Andes e Atacama, conhecidas como Clês, contam a trajetória da revolucionária compositora e artista múltipla chilena Violeta Parra que precisou superar a segregação de gênero e classe para fazer sua música e traçar sua própria história.
17 de agosto, às 15h. As Clês contam Pagu
Abaporu (Tarsila) e Ventania (Anita Malfatti), pinturas de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, respectivamente, mais conhecidas como Clês, contam a história da feminista e integrante do movimento modernista Patrícia Galvão, a Pagu. Ela escreveu diversos livros sob diferentes pseudônimos e foi a primeira mulher presa por motivações políticas no Brasil. Conhecida por contestar padrões femininos da época, a desgosto de sua família conservadora, Pagu foi uma grande mulher e sujeito de sua autonomia.
24 de agosto, às 15h. As Clês contam Chiquinha Gonzaga
Dó e Mi, mais conhecidas com Clês, contam a história da encantadora Chiquinha Gonzaga e todos os seus movimentos em prol da libertação da mulher dentro do mundo da música.
31 de agosto, às 15h. O dia em que tudo escureceu
Contação inspirada na mitologia japonesa, Pepita e Pirita, duas pedrinhas muito antigas, contam a história da deusa do Sol, Amaterasu. Depois de uma briga com o seu irmão, a deusa se esconde, acabando com a luz do dia. Como foi feito para salvar o mundo da escuridão eterna?
Local: Hall da biblioteca José Paulo Paes
TEATRO
13 de agosto, às 10h – As Piratas – Infantil
Duas meninas piratas se dão conta de que a praia está suja, repleta de lixo, e partem em busca da descoberta de como reverter o que foi feito. Nessa busca, deparam-se com alguns seres da natureza, obstáculos, enfrentam conflitos e descobrem ser mais fortes e corajosas do que pensavam. Biblioteca José Paulo Paes
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Oficinas, às 15h. Teatro, às 10h
Preços: Gratuito
Onde: Largo do Rosário – Largo do Rosário, 20, Penha de França - São Paulo - como chegar
Facilidades:
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: Oficinas, às 15h. Teatro, às 10h
Preços: Gratuito
Onde: Largo do Rosário – Largo do Rosário, 20, Penha de França - São Paulo - como chegar
Facilidades:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Hoje tem
Gratuito
13/08 a 14/12
01/01
01/01
Hoje tem
01/07 a 31/07
11/10 a 12/10
25/10
Gratuito
21/09
Hoje tem
10/09 a 30/09
Gratuito
13/09, 14/09, 27/09, 28/09
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 29/07/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74