Até dia 11 de agosto, dá para conferir a FILE São Paulo 2019 na Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp, na avenida Paulista. O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica completa 20 anos este ano e homenageia dois ícones da história da arte: os 500 anos de Leonardo da Vinci e os 100 anos de Bauhaus. Com entrada gratuita, a mostra, com cerca de 250 trabalhos que envolvem realidade virtual, robótica e inteligência artificial, pode ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 19h às 20h.
Ao todo são 70 videoartes, 77 animações e 37 gifts enviados por artistas do mundo inteiro para a FILE. Entre os destaques, a instalação “Sense of Gravity”, uma percepção da gravidade do holandês Theon Volk, que recria uma espécie de cabana suspensa que imita os movimentos de um diafragma. E “Scope”, do americano Kristin McWharter, que é a primeira obra de realidade virtual compartilhada a ser exibida no FILE.
Nos 20 anos de FILE, foram realizadas 48 exposições, que reuniram mais de 8 mil artistas em exibições de arte interativa, arte imersiva, machinimas, videoarte, animações de arte, games, gifs, robótica, animatrônica, inteligência artificial, LED show e performances. O FILE já esteve em 8 cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, São Luiz, Vitória, Brasília e Belo Horizonte), totalizando um público de mais de 1 milhão de pessoas.
FILE 2019
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 19h às 20h
Preços: Gratuito