Da Redação
Criado em 19/07/19
Fotos: Reprodução / Divulgação
Pausa nos passeios para um alerta importante sobre saúde! O sarampo voltou a preocupar a população. A doença, que em 2016 estava erradicada, tinha 51 casos confirmados na cidade até o dia 7 de junho e desde então sofreu uma alta de 586%. E 70% dos casos (272 pessoas) foram registrados na capital paulista. Não é caso para pânico, mas é importante tomarmos a vacina para que o sarampo volte a ficar nos livros de historia!
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações contra a doença, com foco nos adolescentes e adultos entre 15 e 29 anos. O órgão aponta que essa população é composta de 2,9 milhões de pessoas e a meta é alcançar uma cobertura vacinal de 95% do público-alvo para interromper a transmissão por sarampo na cidade.
Por que apenas de 15 a 29 anos?
Apesar do sarampo ser conhecido como uma doença infantil, segundo o boletim da Secretaria, os jovens e adultos representam 47% dos casos atuais em São Paulo. A explicação para o novo foco da doença ser essa faixa etária está justamente no histórico da condição no país, já que na época em que esses jovens eram crianças, a vacina era dada em dose única, apenas a partir de 2000 a dose passou a ser dupla. Com uma dose da imunização contra o sarampo, a proteção fica entre 70 a 80%, já com duas doses, a proteção fica em trono de 95 ou 97%.
Alguns locais da cidade estarão promovendo com postos de vacinação nesse sábado, 20 de julho, confira:
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!
Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 19/07/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos
® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74