O bairro da Liberdade por si só já é o maior reduto japonês do mundo fora do Japão. Percorrendo suas ruas, é praticamente impossível não se deparar com a arquitetura, a culinária e os costumes orientais que impregnaram na cultura paulistana.
Com tradição de acontecer no mês de julho, “O Festival das Estrelas – Tanabata Matsuri“, está confirmado para os dias 6 e 7 na Praça da Liberdade. Além da tradicional queima de papéis dos desejos, haverá diversas atrações.
O festival ocorre há mais de 40 anos e atrai visitantes de todo o país. A programação ainda não foi confirmada mas serão divulgados em breve! Por enquanto você pode saber o que rolou no último festival em 2023!
Além da programação cultural diversificada, a ACAL e seus voluntários se dedicaram à decoração das ruas do bairro da Liberdade e da Praça da Liberdade-Japão. Dezenas de bambus gigantes, com mais de 10 metros de altura foram instalados para hastear os enfeites coloridos de papel, conhecidos como Tanabatas, que simbolizam as estrelas. Também foram espalhados centenas de bambus menores, onde as pessoas puderam pendurar seus tanzakus com pedidos e desejos.
As ruas da Liberdade se transformaram em palcos de shows e apresentações culturais. Danças folclóricas com a participação de centenas de dançarinos voluntários de diversas associações, oficinas de origami e apresentações dos tradicionais tambores Taikô foram algumas das atrações que encantaram os visitantes.
O Tanabata Matsuri teve origem na Corte Imperial há mais de 1.150 anos e se tornou um feriado nacional em 1603. No Japão, o evento é celebrado em várias cidades, e no Brasil acontece em São Paulo desde 1979, organizado pela ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).
O Tanabata, originalmente celebrado em agosto, marca a separação das estrelas Vega e Altair pela Via Láctea. No Japão, o festival foi associado ao plantio e colheita, simbolizando união e sobrevivência.
Fonte: ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) e ICBJ (Associação Cultural Brasil Japão).
Tanabata Matsuri 2024
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 10h30 às 18h
Preços: Gratuito