Fotos: Reprodução / Divulgação

Bruno Cezarino

Criado em 28/05/19

Dia Mundial Sem Xixi na Cama: família tem papel fundamental no tratamento das crianças

Compartilhe

O Dia Mundial Sem Xixi na Cama (28 de maio), campanha mundial realizada todos os anos na última terça-feira do mês de maio, é uma iniciativa da International Children Continense Society (ICCS) e da European Society for Pediatric Urology (ESPU), e foi criada para aumentar a conscientização de pais, crianças e dos profissionais de saúde sobre o xixi na cama, uma condição médica comum que atinge até 15% das crianças com mais de 5 anos de idade, mas que pode e deve ser tratada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o transtorno acontece devido a fatores hereditários, relacionados à quantidade de urina produzida pela criança durante a noite, ou a disfunção da bexiga durante o sono, ocorrendo, portanto, de forma involuntária, sem qualquer culpa por parte da criança.

A participação da família é fundamental para o sucesso do tratamento da enurese. Quanto antes o transtorno for identificado pelos pais, mais rápido o início das ações de controle do xixi na cama e menor será o impacto das noites molhadas na rotina da criança.

Dr. Michal Maternik, do Departamento de Urologia da Divisão de Urologia Pediátrica da Universidade de Medicina de Gdansk, na Polônia, explica que para os médicos tratarem eficazmente a enurese, qualquer problema comportamental existente deve ser tratado como uma condição à parte. O médico ainda acrescenta que pesquisas destacam a necessidade de novas iniciativas educacionais para otimizar a compreensão da enurese e prestação de cuidados entre os médicos, pais e o público.

Para pais e cuidadores, a enurese é uma das mais frustrantes disfunções da infância. Conforme os filhos crescem, aumenta também a expectativa de que a criança adquira autonomia e responsabilidade. Quando não atendida, essa expectativa pode gerar desconfiança e uma sensação de incapacidade, causando culpa e raiva.

É importante entender a urgência do tratamento do xixi na cama. A enurese tem que ser acompanhada por médico especialista para minimizar os sentimentos de constrangimento e culpa que atinge todos os integrantes da família.


Leia também: Pesquisas inéditas feitas no DNA de crianças apontam causas que podem justificar o xixi na cama

Sobre Bruno Cezarino:

Urologista pediátrico, formado pela USP e professor do curso de Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês.

Site: https://ter.li/semxixinacama

Sobre Bruno Cezarino:

Urologista pediátrico, formado pela USP e professor do curso de Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva - Hospital Sírio Libanês.

Site: https://ter.li/semxixinacama

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 28/05/19. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74