FAÇA A SUA RESERVA AQUI!
A garotada aí em casa curte o universo do cinema? Então ela vai adorar os cursos de férias da Casa do Teatro! A escola oferece uma programação especial com histórias em que o cinema une-se ao teatro, circo, música, teatro de sombras, dança e artes plásticas e a suportes como cenografia, figurinos, roteiro, iluminação, fotografia, dublagem e sonorização.
As oficinas acontecem entre os dias 15 e 31 de janeiro, das 14h às 18h, nas duas unidades da Casa do Teatro, no Pacaembu e no Itaim. Crianças a partir de quatro anos podem participar. O valor por atividade é de R$108 (por três horas) e cada turma possui 20 vagas.
Também são oferecidos pacotes promocionais para quem deseja realizar mais de uma oficina: 10% de desconto no pacote com quatro a seis atividades; 15% de desconto no pacote com sete a 11; 20% de desconto no pacote com 12. Há descontos especiais para inscrições de irmãos e grupos.
FAÇA A SUA RESERVA AQUI!
E olha que legal! Para que a experiência entre cinema e demais linguagens artísticas seja dinâmica, todos os dias haverá o registro das cenas criadas. Ao final, o material produzido será editado e exibido em uma sessão especial.
Acompanhe a programação para as férias de janeiro:
Crianças de 4 a 6 anos
Os pequenos experimentarão de forma lúdica e divertida conceitos de captação e edição de imagens, cinema mudo, e outros elementos do cinema, em atividades que integram cinema, teatro, artes plásticas, circo e música.
- Dia 15 – Viagem ao mundo do cinema mudo de Chaplin: Mímica, comédia de pastelão, claques de palhaço, acrobacias. Um universo recheado de música, circo e teatro. Tudo começa com uma carta de Chaplin pedindo ajuda às crianças para que mantenham vivas as suas histórias. Uma oficina que, a partir do cinema mudo, ganha corpo, movimento e olhar para as aventuras de Chaplin, cheias de acontecimentos surpreendentes e cômicos.
- Dia 17 – Construindo a própria câmera: Para ajudar um personagem de desenho animado que, por engano, caiu na Casa do Teatro, as crianças terão que construir câmeras para ajudá-lo a voltar para a história. Com a câmera na mão, tudo pode acontecer ao entrar em um mundo onde só é possível ver através da lente de uma câmera.
- Dia 22 – Como contar uma história no cinema: Como as imagens contam uma história? O que são fotogramas? Como são filmadas as cenas? São em sequência? E se um personagem perder a memória, o que fazer? As crianças, sempre em ação, são convocadas a remontar o filme para salvar o personagem.
- Dia 24 – Universo dos desenhos animados: Uma aventura ao mundo dos desenhos animados, que encantam e fazem parte do imaginário das crianças. De repente, deu pane na energia elétrica. Os personagens estão paralisados! Para recuperar a vida dos bonecos, entra em ação o teatro de sombras e as crianças descobrem os muitos efeitos que podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.
- Dia 29 – O mistério da cena muda: Tudo corria normalmente no cinema. De repente, o personagem Cinema Mudo resolve sumir com todo o som. Para encontrar, salvar e devolver às telas o som, será necessário achar as pistas espalhadas pelo espaço cenográfico. Um caça tesouro dará a indicação do que os participantes devem fazer.
- Dia 30 – Estreia hoje no cinema: O último cinema com filmes do cinema mudo foi descoberto e todos os cinéfilos pedem para que a sala seja reinaugurada. No dia da sessão, o dono do cinema, o Sr. Lumière, percebe que perdeu todos os seus filmes. Para ajudar, as crianças terão que fazer um filme para ajudar o Sr. Lumière e inaugurar a sala.
Crianças de 7 a 12 anos
As crianças farão um mergulho no universo do cinema de suspense e terror em atividades que mesclam caracterização cênica com figurinos e maquiagem de terror, teatro, artes plásticas e música.
- Dia 15 – mistério no set de filmagem: O que aconteceu de fato com o personagem protagonista da narrativa, a partir de cenas que não estão no filme? Para descobrir, será necessário investigar e desvendar o mistério.
- Dia 17 – Vamos vestir o quê?: O figurino compõe a cena e estabelece a relação da criação entre “criador” e a história contada. Representa a identidade de cada participante e personagem escolhido. Panos, tesoura, linhas, figurinos, adereços: tudo pronto para que cada um encontre a melhor caracterização do personagem. Ação!
- Dia 22 – Maquiagem cênica: Para ressaltar ou criar elementos que valorizem aspectos importantes para a compreensão de filmes, especialmente de suspense, a maquiagem revela cortes, machucados, envelhecimento. É um elemento fundamental que auxilia na criação e na transformação estética dos atores.
- Dia 24 – Dublagem e sonorização: Tem narrativa, figurino, maquiagem cênica. O que falta para completar a filmagem? A dublagem, a sonorização, a trilha que dialoga e reforça a criação especialmente composta para contar a história criada.
- Dia 29 – Um filme a partir de pontos de vista: Criação de um filme de mistério a partir de um ponto de vista, o do documentarista. Nessa atividade, todos serão os documentaristas e o filme que provoca o olhar para a individualização de cada ponto de vista é o curta-metragem produzido pelos próprios alunos nas oficinas anteriores.
- Dia 31 – Estreia hoje: As férias foram intensas. Hoje, é dia de sessão especial para apresentar o filme criado por todos que participaram das férias na Casa do Teatro.
Jovens a partir de 13 anos
Os participantes trabalharão releituras de filmes brasileiros e participarão de experiências que envolvem figurino, caracterização cênica, dublagem e sonorização, efeitos especiais, gravação e animação.
- Dia 15 – Vestindo o personagem: Filmes brasileiros contemporâneos indicam os caminhos para entender a importância dos figurinos. Nesta oficina, o estímulo é que cada participante possa criar os próprios figurinos e revelar sua história no filme a ser gravado.
- Dia 17 – Direção de arte: Cada elemento que compõe uma cena de cinema é cuidadosamente pensado. O diretor de arte é o responsável por criar a ambientação em que os personagens existem. Os participantes serão os criadores e diretores de arte, responsáveis pela separação e organização dos materiais cênicos que materializam a cena criada.
- Dia 22 – Dublagem e sonorização: Os filmes criados nas duas oficinas anteriores precisam ganhar voz e trilha sonora. Desta maneira, é dia de gravar o áudio das cenas criadas.
- Dia 24 – Cinema de animação: Dia de descobrir como são feitos os desenhos animados e usar a técnica do stop motion e pixilation, em que atores vivos são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de animação.
- Dia 29 – Meu olhar revelado pela câmera: Criação de um filme clássico brasileiro contemporâneo a partir de um ponto de vista, o do documentarista. Um olhar especial e autônomo, que documenta aquilo que ocorreu, antes ou durante as filmagens, nas gravações realizadas desde o início das atividades das férias da Casa do Teatro.
- Dia 31 – Estreia hoje no cinema: Durante as férias de janeiro na Casa do Teatro, cinema foi o mote para entender que as artes se inter-relacionam e dialogam. Agora, o grande desafio é elaborar o trailer do curta-metragem produzido e criado por todos que participaram das atividades das férias na Casa do Teatro.