Para comemorar o Mês das Crianças com mais diversão e menos consumo, o programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, organiza, na tarde do dia 12 de outubro, uma Feira de Trocas de Brinquedos. Além de proporcionar a interação entre as crianças, a atividade é uma maneira de refletir sobre os apelos ao consumismo na infância e fomentar mudanças de hábito sobre nossos atuais padrões de consumo, como estabelecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para participar da Feira de Trocas de Brinquedos basta que as crianças tragam brinquedos próprios para trocar. Com entrada gratuita, a Feira acontece das 12h às 17h, na Praça Rotary, na rua Major Sertório, em parceria com a direção da Biblioteca Monteiro Lobato e com moradores da região da Vila Buarque.
Na mesma data e local, a partir das 12h, o Sesc Consolação estará oferecendo atividades infantis para entreter as crianças. O evento é 100% gratuito.
“Diariamente as crianças são impactadas por publicidades dirigidas a elas que estimulam o consumo inconsequente e, nesse período que antecede o Dia das Crianças, o volume só aumenta. A Feira de Trocas de Brinquedos é uma alternativa sustentável de lazer que envolve reflexões sobre consumo, promove colaboração, socialização e criatividade entre as crianças, ao estimular que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Além das trocas, esses encontros apresentam novos hábitos e, nesse contexto, é possível ensinar às crianças que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar”, considera Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.
Durante todo o mês de outubro, o Criança e Consumo incentiva que mães, pais, e responsáveis, educadores, vizinhos, entre outros grupos, organizem suas próprias Feiras de Trocas de Brinquedos. A iniciativa pode ser realizada em escolas, no quintal de casa, parques públicos ou quaisquer outros espaços coletivos.
Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos ou comunicar a realização da atividade em sua cidade, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio para divulgações.
Por menos consumo e mais infância
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
Criado em 2006, o programa Criança e Consumo, do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, assim como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.
Feira de Trocas de Brinquedos
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: das 12h às 17h
Preços: Gratuito