Se você ama passeios ao ar livre com a família, vale conferir a 44ª Festa das Cerejeiras e 4ª Festival das Estrelas “Tanabata” no Parque do Carmo. Nos dias 26, 27 e 28 de julho e 02, 03 e 04 de agosto, sexta-feira, das 12h às 17h e nos finais de semana, das 9h às 17h, o parque da zona leste ganha mais cores, além de muita cultura japonesa com apresentações de dança folclórica, grupos de Taiko, shows e comida gostosa!
A participação é gratuita, agora é torcer para sair o sol e aproveitar para fazer um piquenique com os pequenos!

Imagem ilustrativa/ Canva
A atração principal da festa são as mais de 4 mil árvores floridas do Bosque das Cerejeiras, plantadas pela comunidade nipônica na década de 70. A florada das cerejeiras só ocorre uma vez por ano e dura apenas alguns dias.
Por isso, quando as árvores estão floridas, a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como hanami, de sentar sob as cerejeiras para contemplá-las.
Caso não saiba, a cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera.
O evento oferece uma diversidade de atrações culturais, incluindo performances de dança folclórica, apresentações musicais e demonstrações de artes marciais, bem como a presença de grupos de Taiko, que tocam os renomados tambores japoneses. Os participantes também terão a oportunidade de desfrutar de uma experiência gastronômica, com uma praça de alimentação repleta de pratos típicos, como udon, yakisoba, sushi e gyoza.
3º maior de São Paulo, o Parque do Carmo tem 1,5 milhão de m² e cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, além de lagos naturais e diversas espécies de animais: são 130 espécies – só de aves são 118 tipos – Pica-paus, macacos e bichos-preguiça podem ser encontrados por lá. Já as Garças, mergulhões, martins-pescadores, irerês e ananaís podem ser avistados no lago.
A estrutura do bosque conta com Museu do Meio Ambiente, Planetário do Carmo e anfiteatro. Para se divertir ao ar livre, há aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, Viveiro Arthur Etzel e Bosque da Leitura. Desde 1978, o parque realiza a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore símbolo do Japão.

44ª Festa das Cerejeiras e 4ª Festival das Estrelas “Tanabata” no Parque do Carmo
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: sexta-feira, das 12h às 17h e nos finais de semana, das 9h às 17h,
Preços: Gratuito