Parece que a Zona Oeste vai mesmo ganhar uma nova área de lazer. A novela do polêmico projeto do “Parque Minhocão” teve mais um capítulo esta semana: a desativação do Elevado João Goulart será gradativa e em 30 dias passará a fechar aos sábados e, em 90 dias, passará a fechar 1h30 antes nos dias de semana. É o que foi anunciado com a promulgação da lei que cria o Parque Municipal do Minhocão, promulgada pelo então prefeito João Doria e publicada no Diário Oficial no dia 8/02/2018.
Hoje o “Minhocão” abre das 6h30 às 21h30 de segunda a sexta-feira e fecha às 15h aos sábados. Em até 90 dias vai ficar aberto de 7h às 20h e a partir de 8/3/2018, aos sábados, domingos e feriados, será fechado o dia todo.
A criação do Parque Minhocão vem sendo discutida desde a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, que sancionou a criação da lei do parque em março de 2016. O Plano Diretor aprovado em 2014 pela gestão do petista, que determina como a cidade deverá crescer nos próximos anos, previa a desativação do Minhocão. O texto promulgado no dia 8/2/18 por Dória substitui o que foi sancionado por Haddad.
A notícia é controversa. Se por um lado uma área de lazer a mais é sempre bem-vinda na cidade, por outro, o fechamento foi decidido sem levar em conta novas opções para o tráfego do elevado, já que a via inferior já é muito congestionada e não conseguirá suportar o volume de veículos na região, o que pode criar um grande caos e dificultar a vida do morador da Zona Oeste.
Espera-se que a implantação gradativa do parque leve em consideração a criação de novas rotas de escoamento e conexão da Zona Oeste com as demais regiões da cidade, e principalmente, que o projeto não se resuma apenas ao fechamento do viaduto e sim à sua revitalização, arborização e paisagismo, para que possamos ter um verdadeiro “high line” paulistano, como o de NY, nos Estados Unidos.
Estamos de olho no andamento do projeto! Acompanhem aqui no São Paulo para Crianças!!