Hoje tem

Gratuito

Atração fixa

Foto: Divulgação / Secom

Grátis! Gibiteca Henfil reúne mais de 10 mil títulos e convida pais e filhos para um mergulho nas histórias em quadrinhos

Compartilhe

Por Viviane Porto

Criado em 30/01/18

Os gibis fizeram parte da nossa infância e estão presentes no dia a dia de muitas crianças até hoje! Com histórias divertidas, misteriosas, cheias de aventura e até dramáticas eles conquistaram (e conquistam) gerações.

Já pensou em reunir as crianças para conhecer uma gibiteca, ou seja, um lugar repleto de gibis? A Gibiteca Henfil, localizada no Centro Cultural São Paulo, é um lugar para visitar e passar bons momentos com a garotada conhecendo os clássicos das histórias em quadrinhos, como Mafalda, Tintim e Turma da Mônica.

Leia mais: História da arte: Pinacoteca de São Paulo conta com acervo de 11 mil obras e três edifícios para receber visitantes

O que tem no acervo da Gibiteca?

Quem visita o espaço tem a oportunidade de recordar clássicos da infância e mostrá-los aos filhos, além de descobrir novos personagens e até raridades. A coleção reúne mais de 10 mil títulos e quase 120 mil exemplares nacionais e internacionais, entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ.

Lá é possível encontrar obras clássicas das décadas de 50 e 60 de editoras como Brasil América (EBAL), Adolfo Aizen e Rio Gráfica (RGE). E ainda quadrinhos do próprio Henfil e gibis de autores internacionais como Katsuhiro Otomo, do mangá “Akira”, Art Spiegelman, ganhador do prêmio Pulitzer de 1992, ou o argentino Quino, criador de Mafalda.

Também fazem parte do acervo os clássicos Tintim, de Hergé, e ainda “Watchmen”, de Alan Moore. Há também álbuns, revistas e livros de HQ, de RPG, fanzines e recortes de periódicos.

Como funciona o empréstimo de gibis na Gibiteca?

Além das obras disponíveis para leitura no local ou consulta para trabalhos escolares, os usuários podem ainda realizar empréstimos de gibis para levar para a casa. Veja as regras para inscrição dos leitores:

Leia mais: Biblioteca Mário de Andrade: concerto, teatro e uma sala infantil com mediação de leitura todos os dias

Para a inscrição, não há limite de idade ou de escolaridade

No ato da inscrição, o leitor deve apresentar o original de um dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira Profissional;
  • Carteira de Conselho Profissional;
  • Carteira de Motorista;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Um dos seguintes comprovantes de residência emitidos nos três meses anteriores ao pedido de inscrição, contendo o nome da pessoa, ou dos pais, ou do cônjuge:
    • conta de água,
    • gás,
    • energia elétrica
    • telefone,
    • boleto bancário postado pelo Correio
    • correspondência postada pelo Correio
    • faturas de cartão de crédito ou carnês
    • holerite postado pelo Correio;
  • No caso de menores de 16 anos, a inscrição deve ser feita por um dos pais ou responsável legal, que deverá assinar o Termo de Responsabilidade. Na impossibilidade do comparecimento pessoal de um dos pais ou do responsável, o menor deve trazer o Termo de Responsabilidade, devidamente preenchido e assinado, acompanhado de original ou cópia de documento de identidade da pessoa que assinou o termo como responsável.

Atendidos os requisitos enumerados nos itens anteriores e não havendo penalidade pendente em relação ao leitor que requisita a inscrição, será efetivada a matrícula,

No ato da inscrição será entregue o cartão do leitor e uma cópia do presente Regulamento de Empréstimo.

Pesquisadores e professores

Além do itens acima, o pesquisador deverá apresentar, também, um comprovante de matrícula ou carteirinha de estudante com data de validade que indique que o mesmo está cursando mestrado, doutorado, pós-doutorado ou livre docência;

Por sua vez, o professor deverá apresentar um documento que comprove sua condição, como holerite atualizado ou carta com timbre da instituição em que trabalha.

Leia mais: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima reúne acervo com mais de 4 mil títulos e poesias de diversos países

Qual o horário da Gibiteca?

O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados em finais de semana, das 10h às 18h. Aos feriados em dias de semana a Biblioteca estará fechada.

A entrada é gratuita e permitida até 30 minutos antes do fechamento. Que tal chamar a garotada e conferir?

Você conhece a história da Gibiteca Henfil?

Criada em 3 de maio de 1991, a Gibiteca Henfil nasceu a partir de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. No início, o seu acervo era formando por coleções de álbuns de HQ, nacionais e internacionais e de revistas doadas pelas editoras Abril, Martins Fontes e Globo, além de colecionadores particulares. Parte disso veio também das demais bibliotecas de São Paulo.

Muitas das primeiras obras eram da estante Turma da Mônica, projeto que disponibilizava revistas em quadrinhos para todas as bibliotecas infantojuvenis da cidade.

Com o crescimento do acervo, principalmente por meio de doações, a Henfil tornou-se o maior espaço do gênero no país. Não a toa, esse desenhista, jornalista e escritor dá nome a Gibiteca!

Ao criar personagens típicos brasileiros, como os Fradinhos, o Capitão Zeferino, a Graúna e o Bode Orelana, entre outros, o cartunista foi responsável pela renovação do desenho humorístico nacional. Ele morreu em 1988, aos 43 anos, no Rio de Janeiro.


Curiosidades

  1. Qual é a diferença de história em quadrinhos e gibis? Nenhuma, são iguais.
  2. Quais são os tipos de gibi? Infantil, juvenil, históricos, ficção, terror, romance, ficção científica, policial, entre outros.
  3. Quais os quadrinistas mais famosos no Brasil? Maurício de Sousa e Ziraldo.
  4. Qual foi o primeiro autor de quadrinhos no Brasil? O cartunista, caricaturista, ilustrador e crítico, Angelo Agostini nasce na cidade italiana de Vercelli, Piemonte, em 1843. Passa infância e adolescência em Paris, e chega a São Paulo em 1859. Tem sua estreia como desenhista no ano de 1864, na revista “Diabo Coxo”, o primeiro periódico ilustrado paulistano.

Passeio: Gibiteca Henfil

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Horários: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados em fins de semana, das 10h às 18h; feriados em dias de semana a Biblioteca estará fechada. A entrada é gratuita e permitida até 30 minutos antes do fechamento. Q

Preços: Gratuito

Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade - São Paulo - como chegar

Telefone: (11) 3397-4002

site: centrocultural.sp.gov.br/

Facilidades:

  • Alimentação
  • Banheiro adaptado
  • Metrô
  • Ar condicionado
  • Estacionamento pago
  • Rampas de acesso

Passeio: Gibiteca Henfil

Recomendado: Todas as idades

Quando: Atração fixa

Horários: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados em fins de semana, das 10h às 18h; feriados em dias de semana a Biblioteca estará fechada. A entrada é gratuita e permitida até 30 minutos antes do fechamento. Q

Preços: Gratuito

Onde: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade - São Paulo - como chegar

Telefone: (11) 3397-4002

site: centrocultural.sp.gov.br/

Facilidades:

  • Alimentação
  • Banheiro adaptado
  • Metrô
  • Ar condicionado
  • Estacionamento pago
  • Rampas de acesso

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Cadastre-se para ficar por dentro das novidades!

Atenção: Todas as informações são de responsabilidade dos organizadores do evento e estão sujeitas a modificações sem prévio aviso. As informações foram checadas pela equipe de reportagem do São Paulo para Crianças em 30/01/18. Antes de sair de casa, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos

Nossos canais:

Quer falar diretamente com seu público-alvo?

Logo Meu Passeio

® São Paulo para Crianças e Meu Passeio são marcas registradas. Todos os direitos reservados. - desenvolvido por Ideia74