A criançada e suas famílias poderão conhecer de maneira lúdica e divertida, histórias de mulheres fortes e que fogem aos padrões das princesas dos contos de fadas. A programação inicia hoje, 9/12, com Clarice Lispector e segue em todos os sábados de dezembro. No dia 16/12 é a vez de Violeta Parra, em 23/12 Juana Azurduy e em 30/12 a narrativa fala sobre Frida Kahlo. O horário? Sempre das 14h às 15h. A atividade irá acontecer no Espaço Leitura do Sesc Interlagos, com entrada gratuita. Haverá tradução simultânea em Libras (com exceção do dia 23/12).
As contações de histórias serão recheadas de música, brincadeiras e roda de festas tradicionais do país de origem de cada personagem. As narrativas serão apresentadas pela Cia. Luarnoar que, através de pesquisas sobre o universo feminino, criou o projeto “As Antiprincesas”, inspirado na coleção de livros infantis com o mesmo nome.
Quem são essas mulheres fortes?
Elas revolucionaram suas épocas e mudaram o rumo de suas histórias!
– CLARICE LISPECTOR: escritora e jornalista, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Suas palavras, sonhos e ousadia abriram novos caminhos na literatura do Brasil. Serão apresentadas as histórias: “A vida íntima de Laura” e “Os Mistérios do Coelho Pensante”.
– VIOLETA PARRA: compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, importante folclorista e representante da música popular do seu país. Esta narração é apresentada com música ao vivo, danças de roda e o público terá participação ativa! Será apresentado o conto “Antônio e o Ladrão”.
– JUANA AZURDUY: militar latino-americana de origem indígena, sua coragem e ousadia foram marcantes na história da independência da América espanhola. Juana ainda não é conhecida no Brasil. Esta história é contada com foco nas brincadeiras infantis e serão apresentados contos tradicionais latinos: “O Tatu e a Onça” e “O homem e os Porcos”.
– FRIDA KAHLO: pintora mexicana conhecida por seus autorretratos e também por suas fotografias. Ela revolucionou seu tempo com seu talento nas artes plásticas. Obras da artista serão integradas à narrativa, trazendo brincadeiras populares e o conto “O rei que queria alcançar a lua”.
Mas o que é uma Antiprincesa?
De acordo com Nivanda Maria, atriz integrante da Cia. Luarnoar, as próprias crianças encontram respostas a partir das interações com as histórias. “A arte pode proporcionar ao público um novo olhar, para que ele possa revisitar suas experiências e vivenciar transformações. São personagens que foram atrás de seus sonhos, que questionaram as normas e padrões de sua época, que lutaram pela liberdade de expressão”, completa Nivanda.
Contação de histórias “As Antiprincesas”
Recomendado: Todas as idades
Quando: Já foi
Horários: 14h às 15h
Preços: Gratuito